» CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Com o tema “Construindo a Rede de Saúde no Município de São Carlos”, o prefeito Newton Lima abriu a 3ª Conferência Municipal de Saúde, uma realização da Prefeitura e do Conselho Municipal de Saúde. Aberta à comunidade, a conferência busca estabelecer um fórum de debates para discutir, apresentar demandas, propor novas medidas, definir prioridades e ações de saúde. A programação inclui palestras e debates, além da posse dos conselheiros de saúde e da eleição de delegados para as conferências regional e estadual.





POPULAÇÃO PODE PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Termina neste sábado, dia 26, no Espaço Cultural e Esportivo Salesianos São Carlos, a 3ª Conferência Municipal de Saúde realizada pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Saúde, que neste ano tem como tema “Construindo a Rede de Saúde no Município de São Carlos”. A abertura oficial do evento, na noite de quinta, dia 24, foi feita pelo prefeito Newton Lima, acompanhado do vice-prefeito Emerson Leal, do vereador Lineu Navarro, representando a Câmara Municipal, do secretário municipal de Saúde Arthur Pereira, da diretora do Departamento Regional de Saúde de Araraquara, Maria Teresa Eide Silva, da coordenadora do curso de Medicina da UFSCar, Valéria Vernaschi Lima, além de outras autoridades, vereadores e secretários municipais.

Com espaço aberto à comunidade, a conferência tem por objetivo estabelecer um fórum de debates para discutir, apresentar demandas, propor novas medidas, definir prioridades, estratégias e ações de Saúde em São Carlos. O prefeito Newton Lima, por meio do Decreto nº 165, deu posse também aos membros do Conselho Municipal de Saúde, formado por representantes gestores, prestadores públicos e privados, trabalhadores e usuários da área de Saúde. O evento teve ainda atividades com grupo de origami e linguagem de sinais (libras), que traduziu simultaneamente todos os discursos da conferência.

Em seu discurso, Newton Lima citou o SAMU ao destacar a evolução concreta e objetiva na área de saúde em São Carlos – “Quando assumimos a Prefeitura, tínhamos 4 ambulâncias, hoje temos 15, e só ouço elogios da população pela qualidade do atendimento dos médicos e equipes de enfermeiros que salvam vidas. É muito bom termos o SAMU” – e a criação do curso de Medicina da UFSCar – “instituição que sempre busca estar na fronteira na área acadêmica do país”.

O prefeito também repudiou algumas críticas de segmentos políticos da cidade por não reconhecerem os avanços na área de saúde implantados pelo Governo Participativo, muito menos a importância da UFSCar e do curso de Medicina para a cidade. “É com pena que eu vejo alguns pré-candidatos a prefeito terem a coragem de agravar uma das universidades mais importantes do mundo e que só faz coisas sérias e de um curso com profissionais contratados por concurso público e com alunos que disputaram o vestibular mais concorrido da história da universidade brasileira”, disse.

O prefeito elogiou a ativa participação do Conselho Municipal de Saúde e dos conselhos gestores, parabenizando também a proposta democrática da conferência com espaço aberto a sugestões da comunidade. “A voz da população vai nos dar a orientação segura de como trabalhar e planejar as ações de saúde em nossa cidade”, afirmou. Maria Teresa Eide Silva lembra que o tema da conferência foi muito feliz e também serve para avaliar os avanços na gestão da saúde, porque “quando a gente pensa em rede, tem compromisso, pacto, solidariedade, responsabilidade e cuidado, bem ao encontro das questões e conceitos da população”.

Para o secretário municipal de Saúde, a conferência “propicia o diálogo, a reflexão e possibilita as pessoas participarem ativamente da construção do sistema de saúde de São Carlos”. Falando em nome do poder Legislativo de São Carlos, o vereador Lineu Navarro, autor da Lei Municipal nº 13.976/2006, que determina a realização de conferência de saúde a cada dois anos, disse que “as discussões de políticas de saúde na conferência vão promover o controle social e ajudar no processo da integralidade, universalização e eqüidade das ações para o atendimento a todos os cidadãos do SUS de São Carlos”.

Programação

(25/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos