» PROCURA POR ALBERGUE NOTURNO AUMENTA 50% NOS DIAS FRIOS PDF Imprimir E-mail

Com a chegada do inverno, é maior o ritmo de trabalho no Albergue Noturno de São Carlos, que disponibiliza 40 leitos para migrantes, itinerantes e moradores de rua da cidade em regime de 24 horas. O número dos que procuram o local aumenta em média 50%, mas em algumas noites o local chegou a atender 80 pessoas. Funcionando por meio de uma parceria entre a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e a entidade S.O.S Santa Izabel, o Albergue Noturno oferece, das 18h às 7h, banho, jantar, pouso e café da manhã.

Há no local três quartos para homens, um para mulher e um para mães com crianças recém-nascidas. O atendimento de mulheres e crianças em regime integral é de caráter provisório até serem encaminhadas para locais adequados, encontrarem seus familiares ou serem encaminhadas para as cidades de origem. Muitos desses migrantes querem voltar para sua cidade de origem, mas na maioria das vezes não têm recursos. “Às terças e sextas-feiras são oferecidas passagens de ônibus para as pessoas que quiserem ir para uma cidade mais próxima”, explicou a secretária da pasta, Fátima Piccin.

A pessoa acolhida pode permanecer na entidade por até três dias, exceto nos casos de doenças ou de problemas que justifiquem a permanência por mais tempo. “Nós analisamos cada caso para saber se as pessoas precisam mesmo de mais dias de pouso. Atualmente, oito pessoas estão no Albergue, todas com problemas de saúde”, explica Adão Carlos Malachias, presidente do S.O.S Santa Izabel.

O Albergue recebe chamadas telefônicas, principalmente até 20h30. Depois desse horário, os funcionários fazem uma ronda pela cidade, convidando os que estão dormindo no relento a pernoitarem no abrigo. O Albergue Noturno se localiza na rua Rotary Clube, 101, Vila Marina. Mais informações pelo telefone 3361-1267.

(23/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos