» PREFEITURA ESTÁ DISPOSTA A PARTICIPAR DA VIRADA CULTURAL 20 PDF Imprimir E-mail

A diretora de Artes e Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Telma Olivieri, manifestou à Secretaria de Cultura do Estado a disposição da Prefeitura de São Carlos em participar da Virada Cultural de 2008, já que este ano foi inviável devido às inúmeras atividades que o município vem realizando em função do Sesquicentenário de São Carlos. “Essa disposição já foi manifestada pelo próprio secretário estadual de Cultura”, explica Telma, citando a entrevista concedida na segunda-feira, dia 21, pelo secretário João Sayad ao jornal O Estado de S. Paulo, em que manifesta a possibilidade de ampliação da Virada Cultural, aumentando o número de cidades participantes, entre elas São Carlos.

Sobre a Virada Cultural de 2007, a diretora de Cultura de São Carlos explicou, em diversas entrevistas para imprensa, que esse ano havia dificuldades de infra-estrutura do município, uma vez que todos os esforços estão concentrados nos eventos que comemoram os 150 anos de São Carlos. Nos dias 19 e 20 de maio, quando aconteceu a Virada Cultural, o município estava realizando a VII Semana Pró Casa do Pinhal.

“Nós informamos essa situação ao secretário João Sayad, quando aproveitamos para manifestar nosso interesse em negociarmos a realização da Virada Cultural em 2008”, explica a diretora de Cultura.

Política cultural – “São Carlos tem uma política cultural que inclui diversos setores”, comenta Telma, referindo-se ao diversos programas municipais, como Cinema Para Todos, Ciranda Cultural, Mercado das Artes, Projeto Dançar, História dos Bairros, Canto-coral, com a criação dos corais Multicanto e Bem-te-vi, 28 projetos culturais, nas mais diversas linguagens: grafite, teatro, dança, música, circo, etc... (Ciranda Cultural), sendo oferecidos em 11 centros comunitários, 5 Escolas do Futuro e no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, Janelas para Arte, Barganha Book e Programa de Exposições de Arte Contemporânea (Benedito Calixto, Amerik, Pierre Verger, Mapas das rotas portuguesas, etc.) “Portanto, a cidade sempre está disposta a incrementar novos eventos no seu calendário”, salienta.

De acordo com Telma, a política cultural da cidade, iniciada em 2001 com a gestão do prefeito Newton Lima, visa manter e aperfeiçoar os programas culturais, que segundo ela contribuem para a formação de jovens, principalmente, oferecendo condições para formar melhores cidadãos, e também com a realização de eventos pontuais.

“A realização de festas, como a Festa do Clima e a Festa do Milho, também integram a política cultural de São Carlos, pois são elas que proporcionam à população shows de qualidade e diversão. Na Festa do Clima tivemos atividades de dança (todos os grupos da cidade foram convidados a participar), teatro, circo, jazz, blues, etc.”, esclarece.

Telma lembra ainda do sucesso da Festa do Clima de 2007, que reuniu shows importantes como Jorge Aragão e Bachiana Chamber Orchestra, do renomado maestro João Carlos Martins. “Nos quatro dias de Festa tivemos cerca de 100 mil pessoas circulando entre as três praças da baixada do Mercado Municipal”, recorda.

(22/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos