» SEMANA PRÓ CASA DO PINHAL: MERENDEIRAS PARTICIPAM DE OFICINA PDF Imprimir E-mail


Chef Alex Correia.Gastrônoma Hanna Locher.Almoço de confraternização.
Na manhã de sábado, dia 19, um grupo de 33 merendeiras da rede municipal de ensino participou de uma oficina coordenada pela gastrônoma Hanna Locher. Foi a primeira atividade da Semana Pró Casa do Pinhal de 2007, cuja temática é Patrimônio Imaterial: alimentação, conhecimentos e práticas”. As merendeiras acompanharam atentamente as demonstrações do chef Alex Correia, que preparou uma dezena de pratos, entre eles guisados e assados que fazem parte do cotidiano da cozinha brasileira. No almoço após a oficina foram servidos todos os pratos preparados e houve aprovação unânime dos resultados da demonstração.

A especialista Hanna Locher, graduada pela Escola Superior de Hotelaria e Gastronomia de Thum, na Suíça, e docente por cerca de cinco anos da Escola de Hotelaria e Gastronomia do Senac, em Águas de São Pedro, explica que o cardápio elaborado para a oficina foi feito a partir da lista de ingredientes fornecidos habitualmente pela Divisão de Alimentação Escolar da Prefeitura às merendeiras. Durante a oficina o chef ressaltou técnicas de preparo e também modos de apresentação de alguns alimentos, sempre com o objetivo de tornar a comida mais saborosa e atrativa, de forma a agradar mais as crianças. Mostrou como alguns legumes podem ser associados à comida, sem aparecer demais, valorizando seu valor nutritivo.

Também com o propósito de enriquecer as refeições, apresentou o “fundo de carne”, um caldo feito com aparas de carne e verduras, que pode ser incorporado aos pratos durante o preparo. O cardápio, com pratos variados para serem feitos ao longo do mês, teve torta de carne recheada com legumes, strogonoff de frango com arroz e legumes, feijão tropeiro, tutu de feijão, pernil assado com arroz e legumes, coxa de frango assada com creme de abóbora japonesa (cabochã) e arroz, macarrão de forno com legumes, arroz cremoso com legumes e batata gratinada. Como sobremesa, pavê de biscoito e creme de chocolate.

Rodeando o cozinheiro para acompanhar todos os detalhes do preparo dos diversos pratos, as merendeiras mostraram grande interesse e entusiasmo durante a oficina. Odete Garcia Lopes, da EMEB Angelina Dagnone de Melo, apreciou muito a técnica do cozinheiro e os exemplos do arroz cremoso e do feijão tropeiro, incorporando ao prato legumes e carne. Ela lembrou que, na escola, já vem utilizando há tempo a técnica da “sopa verde”, com legumes batidos no liquidificador, evitando a resistência de algumas crianças com relação a certos legumes. Marilene Oliveira Bastos Faustino, da EMEB Dalila Galli, comentou que aprendeu coisas novas e também a aproveitar melhor os produtos fornecidos pela Divisão de Alimentação Escolar.

Confira uma das receitas preparadas durante a oficina:

• Creme de abóbora japonesa (cabochã)
Ingredientes: 1 kg de abóbora cabochã em cubos, 1 colher de sopa de sal, 500 ml de água, 1 colher de salsa picada, 1 colher de cebola picada, 1 colher de cebolinha verde picada, 2 dentes de alho picado, 2 colheres de sopa de óleo ou azeite, pimenta do reino a gosto.

Preparo: cozinhar a cabochã com a água e sal por 5 minutos na panela de pressão. Quando estiver morna, bata no liqüidificador até formar um creme com a água do cozimento. Refogar o restante dos ingredientes, despejar o creme no refogado. Cozinhar por mais dois minutos e o creme está pronto. Acompanha carnes, aves e peixes, com arroz (receita fornecida pelo chef Alex Correia).

(21/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos