» CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMEÇA NESTA QUINTA PDF Imprimir E-mail


Espaço Cultural Salesianos.Reunião no Arnon de Melo.
Com espaço aberto para a comunidade, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde vão realizar a partir desta quinta, dia 24, às 20h, no Espaço Cultural e Esportivo Salesianos São Carlos (rua Padre Teixeira, 3.649), com prosseguimento na sexta, dia 25, e no sábado, dia 26, a 3ª Conferência Municipal de Saúde, “Construindo a Rede de Saúde no Município de São Carlos”, com a participação de autoridades, gestores da saúde, servidores, conselheiros e delegados eleitos para o Conselho Municipal de Saúde.

Durante a realização da conferência serão discutidos, além da construção da rede de saúde, subtemas como a Rede de Cuidados e Formação em Saúde, o Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Controle Social e a Saúde e Qualidade de Vida, tema da 13ª Conferência Nacional de Saúde. Na programação constam a realização de palestras, aprovação de regimento interno, posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, discussão em grupos temáticos, plenária, além da eleição de delegados para as Conferências Estadual e Nacional.

A Conferência foi instituída pela Lei Municipal nº 13.976/2006, de autoria do vereador Lineu Navarro, que determina a sua realização a cada dois anos, com o objetivo de estabelecer um fórum de debates aberto a todos os segmentos de São Carlos, para discutir a situação da saúde no município e traçar metas e diretrizes para a política de saúde pública na cidade, definindo prioridades, estratégias e ações. A última Conferência Municipal de Saúde realizada pelo Governo Participativo aconteceu em 2002, ainda na primeira gestão do prefeito Newton Lima.

Assim com já acontece durante as reuniões do Orçamento Participativo, onde a população democraticamente elege as obras prioritárias a serem executadas pela Prefeitura em cada bairro, nos últimos 60 dias uma comissão analisou e agrupou as propostas e demandas levantadas pelos usuários e servidores da saúde nas reuniões preparatórias ocorridas nos bairros, para que elas possam ser discutidas na conferência e apresentadas à Prefeitura para o planejamento das ações de saúde no município. É a voz da população que vai ser considerada pela gestão.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, a realização da 3ª Conferência é um evento importante por ser um espaço democrático, com a participação da comunidade na formulação de políticas e acompanhamento da execução das propostas e demandas de saúde ao longo do tempo. Uma oportunidade para que a população possa acompanhar de perto e contribuir com sugestões ou reivindicações para a melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) local.

(21/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos