» PREFEITURA CONVOCA BENEFICIÁRIOS DO BOLSA-FAMÍLIA PDF Imprimir E-mail

A partir da próxima segunda, dia 21, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, vai convocar 496 responsáveis que recebem o Bolsa-Família para a devida averiguação cadastral exigida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os responsáveis receberão correspondências informando sobre a averiguação.

A partir desta sexta, dia 18, 323 cartões do Programa Bolsa Família em São Carlos serão bloqueados, e outros 173 cadastros serão averiguados, por conta de alguns problemas encontrados durante a auditoria realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que comparou os dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com os da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, que traz informações sobre o mercado de trabalho formal brasileiro

No cruzamento de dados, o Ministério utilizou a base dos cadastros processados até 30 de novembro de 2006 e dos benefícios correspondentes à folha de pagamento do Bolsa-Família de janeiro de 2007 e comparou com a renda dos trabalhadores informada pelas empresas empregadoras nos anos de 2004 e 2005. Com a averiguação, em todo o país, serão bloqueados cerca de 330 mil cartões e 198 mil terão a renda averiguada nos próximos meses.

Segundo César Ribeiro, supervisor do Cadastro Único em São Carlos, essa vai ser a primeira medida que a secretaria vai tomar para verificar se as famílias estão realmente fora dos critérios do Ministério. “A averiguação se faz necessária, pois a auditoria foi realizada com dados da RAIS de 2004 e 2005, e muitas pessoas podem ter trabalhado nesse período e agora estão novamente desempregadas – como domésticas, trabalhadores rurais e outros trabalhadores temporários. Nós vamos fazer o possível para que essas pessoas não percam seus cartões”, afirmou.

Os benefícios bloqueados devem ter seus cadastros atualizados no prazo de 180 dias ou então ficarão inativos. Os cadastros que estão em situação de averiguação deverão ser atualizados no prazo de 90 dias, ou também terão seus cartões bloqueados.

Programas de complementação de renda
Atualmente, em São Carlos, 4.554 famílias são beneficiadas pelo Programa Bolsa-Família. Além dele, a Prefeitura oferece mais quatro programas de complementação de renda: o Renda Cidadã, o Cartão-Alimentação, o Ação Jovem e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), beneficiando um total de aproximadamente 23 mil pessoas.

(16/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos