» ÚLTIMA PRÉ-CONFERÊNCIA DE SAÚDE SERÁ NESTA TERÇA PDF Imprimir E-mail


Pré-conferência no campus 2 da FESC.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura encerra nesta terça, dia 15, com uma reunião às 19h, na EMEI Maria Luiza Perez (rua Irmã Hilária Maria São Luiz, 52, Parque Delta), a série de pré-conferências preparatórias para a 3ª Conferência Municipal de Saúde “Construindo a Rede de Saúde no Município de São Carlos”, a ser realizada nos próximos dias 24, 25 e 26, no Espaço Cultural e Esportivo Salesianos.

As reuniões, que aconteceram em várias regiões da cidade desde o dia 24 de abril, tiveram por objetivo oferecer um espaço de aproximação da gestão de saúde das aspirações da comunidade e elegeram também conselheiros e delegados para o Conselho Municipal de Saúde. Reuniram-se usuários do SUS, servidores da saúde, médicos, enfermeiros, coordenadores e administradores regionais de saúde, representantes do Orçamento Participativo e outras autoridades que de maneira participativa apresentaram aos gestores da secretaria propostas de melhorias para o Sistema Municipal de Saúde em regiões específicas da cidade.

Na última reunião realizada no campus 2 da FESC, na Vila Prado, as propostas apresentadas pelos participantes reivindicaram uma diminuição na fila de espera para consultas de especialidades, sugeriram a capacitação dos conselheiros de saúde, agilização na realização dos exames de alta complexidade, pleitearam a elaboração de um plano de cargo e carreira dos servidores da saúde e solicitaram a abertura das farmácias de cada unidade de saúde durante o tempo integral de funcionamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a realização da 3ª Conferência Municipal de Saúde é um evento importante porque se constitui num espaço democrático, com a participação da comunidade na formulação de políticas e acompanhamento da execução das propostas e demandas de saúde ao longo do tempo. “É uma oportunidade que a população tem de estar acompanhando mais de perto e contribuindo com a sua observação e idéias na gestão do SUS”, frisa o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natanael Alves da Silva.

Pelo tamanho da cidade, a secretaria entendeu que seria importante a realização de pré-conferências para que houvesse uma ampla participação popular, facilitando inclusive o acesso daqueles que por uma razão ou outra não poderão participar da conferência, mas gostariam de contribuir com as propostas que serão levadas para a discussão. Uma comissão vai analisar e agrupar as propostas e demandas levantadas em todas as reuniões preparatórias, que são semelhantes, para serem discutidas na conferência e apresentadas para que a Prefeitura se oriente por elas para planejar as ações de saúde no município.

(14/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos