» TG PRESTA HOMENAGEM ÀS MÃES E AOS COMBATENTES DA 2ª GUERRA PDF Imprimir E-mail



Na manhã de sábado, dia 12, o Tiro de Guerra realizou a formatura de homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, pelo Dia da Vitória, comemorado em 8 de maio, fez a entrega dos braçais aos novos monitores e prestou uma homenagem às mães, cuja data foi comemorada no domingo, dia 13. O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Pires Leal, representou o prefeito Newton Lima na ocasião.

Diversas autoridades, civis e militares, estiveram presentes, entre elas o 1º tenente João Luiz Tozatto, delegado do Serviço Militar da 5ª Circunscrição do Serviço Militar, o deputado federal Lobbe Neto e o presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Fermiano. A tropa entrou no pátio ao som da canção Avante Camaradas, enquanto a bandeira nacional foi incorporada ao som da alvorada Lo Shiavo e da canção do Expedicionário. Após o posicionamento de todo o pelotão, foi executado o Hino à Bandeira. Em seguida, a tropa foi apresentada ao 1º tenente João Luiz Tozatto e cantou a Canção do Exército.

Para marcar o Dia da Vitória foram chamados os ex-combatentes Francisco Rantim e Eduardo Bragatto. “Banharam com seu sangue e suor terras distantes, demonstrando, em território estrangeiro, sua bravura, desprendimento, espírito de cumprimento de missão e sacrifício, virtudes imprescindíveis ao soldado”, lembrou o cerimonial do evento. Os ex-combatentes receberam medalhas do diretor do Sesi, Pedro Carlos Pepe, e de Marise Bragatto Nove. Na seqüência, foram entregues os braçais aos monitores matriculados no Curso de Formação de Cabos de 2007.

Emerson Leal fez questão de iniciar sua fala agradecendo aos ex-combatentes Rantim e Bragatto pela bravura durante a 2ª Guerra Mundial, em que colaboraram para derrubar o nazismo, que matou, segundo ele, mais de 50 milhões de pessoas. “Também quero agradecer ao Tiro de Guerra de São Carlos pelo trabalho com esses jovens, que sairão daqui muito mais bem preparados como cidadãos”, disse. “Quero prestar uma homenagem especial, em nome do prefeito Newton Lima, às mães, pois elas são, dentre todas as maravilhas do mundo, a maior delas”, salientou.

O vice-prefeito relatou dois exemplos do Governo Participativo de São Carlos que procuraram demonstrar o carinho com as mães. “Enquanto o Ministério da Saúde recomenda pelo menos quatro pré-natais, em São Carlos fazemos uma média de sete”, informou, lembrando da importância dos cuidados com a gestação. Emerson também destacou o número de vagas nas creches municipais, que teve um aumento substancial desde 2001. “Isso significa uma tranqüilidade muito grande para aquelas mães que precisam trabalhar”, ressaltou.

Para o vice-prefeito é importante que os homens se solidarizem com as mães e com as mulheres para que elas possam continuar reivindicando melhores condições de vida e trabalho. Ele lembrou da emenda 3, que foi vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que muitos deputados pretendem trabalhar para derrubar o veto. “Temos que lutar para que isso não aconteça, caso contrário, perderemos muitos direitos, como férias, décimo-terceiro salário e licença maternidade”, finalizou.

No encerramento, o 1º Sargento Joaquim Francisco Alves, chefe de instrução do Tiro de Guerra, ressaltou os motivos da solenidade, agradeceu aos ex-combatentes, aos novos monitores e às mães, pois segundo ele seus filhos são jovens preparados e possuem cultura e educação acima da média nacional. Os atiradores entregaram um botão de rosas para suas mães no encerramento da solenidade.

(14/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos