» SAAE DISTRIBUI RESUMO SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA AOS USUÁRIOS PDF Imprimir E-mail


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, está distribuindo em anexo com a Conta de Água e Esgoto do mês de abril um informativo referente à qualidade da água do ano de 2006, de acordo com o decreto nº 5.440, do dia 4 de maio de 2005, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A linguagem de comunicação que utilizamos neste relatório é bastante simples e resume, com muita propriedade, o grau de excelência da qualidade da água consumida em nosso município”, elogia o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

O relatório explica que parte da água consumida em São Carlos é captada nos rios Monjolinho e Feijão, sendo tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA), cuja capacidade é de 540 l/s. Após o tratamento, a água é distribuída até os reservatórios por gravidade e recalque. Para complementar o abastecimento em 100% da cidade, a autarquia possui uma rede de 21 poços profundos localizados em vários bairros, totalizando uma produção máxima de 2.400 m³/h.

A qualidade da água é controlada com amostras coletadas em pontos estratégicos, atendendo uma exigência estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Se for apresentado algum resultado fora do padrão de potabilidade, nós imediatamente tomamos todas as providências cabíveis e necessárias para restabelecer a qualidade do sistema”, garante Cotrim.

Além desse resumo anual, o consumidor dispõe de inúmeras ferramentas informativas para acompanhar a qualidade da água de São Carlos. A própria conta de água apresenta um quadro ilustrativo descrevendo os parâmetros da cor, turbidez, pH, cloro residual, fluoreto e coliformes do mês anterior. Desde junho de 2005, a autarquia divulga em seu endereço eletrônico ( www.saaesaocarlos.com.br) um relatório mensal fornecido pela ETA, informando os padrões de qualidade de todos os reservatórios.

Estes dados são auferidos e tabulados de um mês para outro. Para o usuário que não tem como acessar a internet, o SAAE disponibiliza outras fontes de comunicação. O munícipe poderá ligar para o telefone 0800-111-064, solicitando ao atendente uma leitura sobre os padrões de potabilidade do reservatório que abastece o seu bairro. Outra possibilidade é procurar uma das cinco unidades de atendimento da autarquia e pedir uma cópia completa do relatório, tendo a oportunidade de acompanhar o resultado completo, analisando mês a mês.

Dicionário da qualidade
• Turbidez: É o termo aplicado à matéria suspensa de qualquer natureza, presente em um corpo de água. Essa matéria pode ser argila, site, substâncias orgânicas, finamente divididas, organismos microscópicos e outras partículas.
• Cor: A presença na água de partículas muito pequenas é que lhe oferece cor. Diz-se que essas partículas se encontram em solução na água e podem ter origem em material orgânico ou inorgânico.
• Potencial Hidrogeniônico (pH): Representa o equilíbrio entre íons H+ e íons OH-. Indica-se uma água é ácida, neutra ou alcalina. O pH da água depende de sua origem e características naturais.
• Coliformes: São indicadores de presença de microorganismos patogênicos na água, e podem ser divididos em dois grupos: totais e fecais. O de maior preocupação são os fecais, onde encontramos a bactéria E. coli, que significa a existência de fezes na água.
• Cloro: É aplicado na água para consumo humano, pois age como desinfetante, matando microorganismos presentes na água.

(07/05/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos