» PRÉ-CONFERÊNCIA DE SAÚDE REÚNE MORADORES DA VILA ISABEL PDF Imprimir E-mail



Na quinta, dia 3, dando seqüência à série de pré-conferências preparatórias para a 3ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece nos dias 24, 25 e 26 deste mês, no Espaço Cultural e Esportivo Salesianos, usuários do SUS e servidores da Saúde apresentaram aos gestores da Secretaria Municipal de Saúde, no Salão da Creche da Divina Providência, propostas de melhorias para o sistema municipal de Saúde da região da Vila Isabel.

Estiveram presentes a diretora do Departamento de Atenção Básica, Marilda Siriani de Oliveira, representando o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natanael Alves da Silva, o vereador Lineu Navarro, médicos, enfermeiros, coordenadores e administradores regionais de saúde, representantes do Orçamento Participativo, entre outros servidores e autoridades. As reuniões que estão acontecendo em diversos bairros da cidade elegem também conselheiros e delegados para o Conselho Municipal de Saúde.

Entre as propostas apresentadas pelos moradores da Vila Isabel, que serão discutidas na Conferência, estiveram demandas como implantação de uma Unidade de Saúde da Família (USF) no conjunto habitacional do CDHU, cobertura e cadeiras para melhor conforto dos usuários na sala de coleta de exames do Centro Municipal de Especialidades, estudo da viabilidade de implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Cruzeiro do Sul, formação humanizada do médico, implantação de assistência médica domiciliar na Vila Isabel, Vila Monteiro, Vila Alpes, Vila Lutfala e Vila Marcelino, redução no atraso dos médicos nas consultas, melhoria no fluxograma de resultados de exames garantindo retorno em consulta agendada, entre outros.

Os participantes puderam acompanhar também uma palestra com o professor Bernardino Geraldo Alves Souto, docente da área de Medicina da Família e Comunidades do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob o tema Rede-Escola de Saúde. “A constituição da Rede promove uma melhoria da qualidade do SUS local, promove a qualificação técnica dos profissionais que trabalham na rede. A Conferência e o Conselho Municipal de saúde têm que estar integrados no processo para melhorar o planejamento, o controle social e as estratégias de saúde”, explicou Souto.

Marilda lembra que a pré-conferência é tripartite, referindo-se ao gestor, no caso a Prefeitura, o trabalhador da saúde e a população. “O trabalhador de saúde tem suas demandas por condições de trabalho, para poder cuidar da comunidade”, explicou. “E é um exercício de controle social em que a população, da mesma forma que participa do Orçamento Participativo, ajuda a Prefeitura identificar as suas necessidades com apresentação de propostas, porque ela sabe o que precisa e o profissional de saúde deve valorizar essas demandas”, concluiu.
O vereador Lineu Navarro lembra que as reuniões são importantes porque “abrem um espaço de aproximação da gestão de saúde das aspirações da comunidade que é usuária direta das unidades de saúde, permitindo investimentos e realização de ações de saúde com assistência planejada”.

Próximas reuniões
Ainda no mês de maio as reuniões, sempre com início às 19h, serão realizadas no dia 7, na Vila Nery (rua São Sebastião, 2.828), no campus I da FESC; no dia 10, na Vila Prado (rua Itália, 756), no campus II da FESC; e no dia 15, na EMEI Luiza Perez (rua Irmã Maria São Luiz, 52, no Parque Delta).

(04/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos