» PROCON FECHA O MÊS DE ABRIL COM 3.064 ATENDIMENTOS PDF Imprimir E-mail

O Procon São Carlos, órgão de proteção e defesa do consumidor, vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, fechou o balanço de abril com 3.064 atendimentos. Segundo a coordenadora do Procon, Lillia Maria Formigoni, as maiores reclamações foram nas áreas de produtos. “Os consumidores reclamaram a respeito de produtos com defeitos e na demora no caso de reparos necessários”, comentou. Outros serviços que receberam muitas reclamações e geraram muitas consultas foram os de telefonia fixa e móvel e os relacionados aos bancos e financeiras.

A coordenadora ressaltou ainda que o setor de telefonia móvel recebe muitas reclamações porque algumas cidades não possuem assistência técnica autorizada de determinadas empresas, oferecendo apenas postos de coleta. Dessa forma, os aparelhos são encaminhados para assistência autorizada em outras cidades, ocasionando assim uma demora muito grande na devolução do produto.

“Pelo código de defesa do consumidor a assistência técnica tem que resolver o problema em 30 dias, caso contrário o consumidor tem o direito de substituição do aparelho por outro da mesma marca e modelo ou a receber a quantia paga especificada na nota fiscal”, explicou a coordenadora. Os consumidores também são orientados a nunca esquecer de solicitar a nota fiscal tanto no momento da compra como no caso de prestação de serviço, pois a nota é o comprovante da relação de consumo indispensável no caso de reclamação.

Números
Na área de saúde, cinco pessoas receberam orientação; na área da habitação (aluguéis) 25; consultas sobre produtos foram 310 com 75 reclamações; os serviços essenciais geraram 302 consultas e 103 reclamações; os serviços privados 21 consultas e 11 reclamações. Quanto aos serviços oferecidos por bancos e financeiras, 263 pessoas foram orientadas e foram registradas 29 reclamações. Também foram encaminhados 218 casos que somente podem ser resolvidos via judicial e ainda foram realizadas 17 audiências de conciliação. Por telefone, outras 1.685 pessoas receberam orientações.

A sede do Procon São Carlos fica localizada na rua Dona Alexandrina, 1.190, no centro. O horário de atendimento é das 9h às 16h de segunda a sexta. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3362-1418 ou 3362-1419.

(04/05/07)
 
 

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