» FEBRE AFTOSA PDF Imprimir E-mail


Campanha de Vacinação termina no dia 31 de maio.

PREFEITURA CONSCIENTIZA PRODUTORES SOBRE VACINAÇÃO

O Estado de São Paulo iniciou na segunda, dia 2, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2007. A expectativa é imunizar 13,6 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos. São Paulo não registra casos de aftosa há 11 anos e os pecuaristas têm até o dia 31 de maio para vacinar seus rebanhos e até 7 de junho para comprovar a imunização. Em 2006, na segunda fase da campanha realizada em novembro último, 99,4% do rebanho foi vacinado.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra, a previsão é de que em São Carlos todo o rebanho seja vacinado, ou seja, cerca de 50 mil cabeças. “Todos os criadores devem adquirir as vacinas contra a febre aftosa no comércio local (agropecuárias), providenciar a vacinação do rebanho e depois entregar os comprovantes que são a nota fiscal de compra e o relatório de efetivação da vacina na Casa da Agricultura de São Carlos, onde funciona o Escritório de Defesa Agropecuária, que é um órgão estadual”, explicou Dutra.

Pelo cronograma de vacinação do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), essa etapa da campanha envolve cerca de 139,4 milhões de animais, o que representa 69% do rebanho total brasileiro que é de 202,5 milhões de cabeça. Alguns estados já realizaram a campanha em março, caso de Minas Gerais que já vacinou o rebanho localizado no Circuito Pecuário Leste. Bahia, Ceará, Espírito Santo e Rio de Janeiro também já anteciparam a vacinação de seus rebanhos.

Segundo levantamento realizado pela Central de Selagem de Vacinas, localizada em Vinhedo (SP), órgão constituído em parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e o MAPA, a indústria veterinária brasileira comercializou cerca de 43,2 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa entre janeiro e março deste ano e a previsão é de que até o final do ano sejam vendidas 378 milhões de doses no País. Os estoques atuais superam 60 milhões de doses, atendendo assim a margem de segurança exigida pelo Governo Federal.

Em São Carlos, os criadores podem obter mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento pelo telefone 3368-7051 e na Casa da Agricultura (rua Bernardino Fernandes Nunes, 555, na Cidade Jardim, 1º andar - Escritório de Defesa Agropecuária) pelo telefone 3361-1295.

(04/05/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos