» PARCERIA ENTRE PREFEITURA E AFISC VIABILIZA CURSO DE LIBRAS PDF Imprimir E-mail



Teve início ainda em abril, no Centro de Referência ao Idoso “Vera Lucia Pilla”, da Prefeitura, o curso de Libras, realizado pela AFISC (Associação de Apoio aos Fissurados Lábio-Palatais e Deficiência Auditiva). Com término previsto para o dia 25 deste mês, o curso está ensinando a linguagem de sinais a deficientes auditivos e seus familiares e para a comunidade. O objetivo do projeto é interagir a sociedade com os portadores de deficiência auditiva. “Nós notamos que têm muitos deficientes na cidade, e são poucas as pessoas que sabem se comunicar com eles. Esse curso é o primeiro passo que, juntamente com a Prefeitura, estamos dando para a inclusão deles na sociedade”, disse a vice-presidente da AFISC, Joana Ravena Pinheiro.

Estão matriculados 20 alunos, entre eles deficientes auditivos, religiosos, familiares e pessoas da comunidade. Carolina Pimentel, 18 anos, tem um motivo especial para fazê-lo. “Eu estou aprendendo essa língua para ensinar os deficientes auditivos sobre a bíblia. Muitos têm vontade de aprender sobre as passagens bíblicas, mas não têm oportunidade”, comentou. “Estou fazendo esse curso para me aperfeiçoar e divulgar a língua de sinais, porque não é todo mundo que fala essa língua”, disse Maria do Carmo, que faz trabalhos voluntários com deficientes auditivos. Ela observou ainda que as aulas estão sendo bem elaboradas, uma vez que são ministradas juntamente com a língua portuguesa. “Isso facilita bastante”, destacou.

A professora de Libras, Melissa Grispan Scalassara, disse que o curso é importante e proveitoso para a comunidade de São Carlos, dando oportunidade às pessoas com necessidades especiais de adquirirem o conhecimento de maneira integrada à comunidade. “Para a AFISC é importante essa parceria com a Prefeitura, sem espaço para as aulas não poderíamos realizar o curso”, ponderou Joana, que explicou também que a parceria continuará no segundo semestre, com o curso para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

(03/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos