» 1º DE MAIO PDF Imprimir E-mail

União dos trabalhadores e homenagem às mulheres.



CERCA DE 10 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DA COMEMORAÇÃO

Aproximadamente 10 mil pessoas participaram da comemoração do 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, realizada na praça Maria Apparecida Resitano, pela Prefeitura, Intersindical, Centrais Sindicais e onze entidades sindicais da cidade, numa união inédita em São Carlos. Em seu discurso para os trabalhadores, o prefeito Newton Lima falou sobre o principal fator de união de tantas entidades. “Estamos todos a favor do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Emenda 3, aprovada pelo Congresso e que coloca em risco os direitos adquiridos por nós trabalhadores brasileiros nas últimas décadas”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de São Carlos, Ademir Lauriberto Ferreira, também ressaltou a importância de se discutir a Emenda 3. “Muita gente não sabe o que é a Emenda 3 e como ela será prejudicial aos trabalhadores caso o veto do presidente Lula caia e não sabem também que a maioria dos parlamentares votou a favor, mas o presidente vetou e na festa de hoje nós estamos conversando com o trabalhador para ele ficar atento a isso”, afirmou.

O principal assunto foi mesmo a Emenda 3, mas a data teve como tema o desenvolvimento econômico com distribuição de renda, valorização do trabalho e defesa do meio ambiente, sem esquecer as conquistas já alcançadas. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Rosalino de Jesus de Barros, falou sobre a importância histórica. “Nós estamos felizes pelas conquistas, mas é preciso lembrar daqueles trabalhadores que morreram para que nós tivéssemos os direitos que temos hoje”, disse.

A comemoração do Dia Internacional do Trabalhador, no ano em que São Carlos completa seu Sesquicentenário, homenageou pela primeira vez as mulheres trabalhadoras. “O governo participativo trabalhou muito para prestar essa justa homenagem à mulher trabalhadora são-carlense”, disse o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal. Ele salientou que são homenageados trabalhadores de várias categorias levando em consideração sua atuação dentro e fora do ambiente de trabalho.

O vice-prefeito também lembrou da luta pela implementação do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). “Estamos unidos, todos os trabalhadores, nesse tema, já que o PAC é um gerador de emprego e renda através do crescimento ordenado, sustentável”, disse. A festa do Dia Internacional do Trabalhador durou mais de 6 horas e começou com as duplas Larissa & Matheus, Alex & Luciano, Jaime & Raone, João Carlos e Bruno, sendo encerrada pela Banda 5ª Avenida. A diversificação de estilos foi pensada para agradar ao maior número possível de trabalhadores e seus familiares.

(02/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos