» VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
» VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PDF Imprimir E-mail

Com o slogan “Promovendo a Saúde da Melhor Idade, Gripe? Nem Pensar!”, começa nesta segunda, dia 23, a Campanha Municipal de Vacinação contra a gripe para os idosos. A expectativa é de que 17 mil pessoas sejam vacinadas até o próximo dia 4 de maio, quando se encerra a campanha. As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também em alguns pontos extras. A vacina é aplicada gratuitamente no SUS em pessoas com 60 anos ou mais.

São Carlos já recebeu 20 mil doses da
vacina.Edel Zóia, chefe da
Vigilância Epidemiológica.
SÃO CARLOS RECEBEU 20 MIL DOSES DA VACINA

A Campanha Municipal de Vacinação contra a gripe para os idosos, que neste ano tem como slogan “Promovendo a Saúde da Melhor Idade, Gripe? Nem Pensar!”, começa nesta segunda, dia 23, e termina no dia 4 de maio. A vacinação no SUS (Sistema Único de Saúde) é gratuita, sendo destinada para pessoas que tenham 60 anos ou mais. Vinte mil doses foram enviadas a São Carlos pelo Ministério da Saúde.

A expectativa, segundo com a chefe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Edeltraut Zóia, é de que 17 mil pessoas sejam vacinadas gratuitamente na cidade. Para facilitar, no sábado, dia 28, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h, exclusivamente para fazer a vacinação contra a gripe. Também serão criados pontos extras de vacinação na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Rua XV de Novembro 2.493), no Mercado Municipal, no Shopping Iguatemi, no calçadão da rua General Osório, na Praça da Igreja de Santo Antônio e nos Postos Castelo e Rubi (quilômetros 222 e 220 da Rodovia Washington Luís).

“A vacinação tem por finalidade diminuir os riscos e as complicações causadas por gripes, principalmente a pneumonia, que acaba levando as pessoas acima de 60 anos a internação e, muitas vezes, a óbito”, explica Edel. A vacinação também incluirá os idosos internados em asilos e os acamados, com o envio de equipes a esses locais. E será aplicada também a vacina dupla contra tétano e difteria e de pneumonia para os acamados.

Durante a Campanha de Vacinação dos Idosos, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites, e a dupla adulto, contra difteria e tétano.

“É bom lembrar que as pessoas devem tomar a vacina porque de uma forma geral não há reação nem contra-indicação, podendo ser tomada até mesmo por pessoas que têm problemas cardíacos e problemas renais crônicos. De uma forma geral, todas as pessoas acima de 60 anos devem se prevenir tomando a vacina contra a gripe”, alerta Edel.
Alguns pacientes resistem em tomar a vacina sob a alegação de que pegaram gripe depois de imunizados. Vale ressaltar, entretanto que a vacina não protege contra todos os tipos de gripe e a proteção do paciente inicia-se em aproximadamente 10 a 15 dias após a vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, lembra que a vacina não causa nenhum tipo de problema para a saúde das pessoas. “A vacinação é um procedimento que estimula o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos contra o vírus da gripe. O vírus que é inoculado quando se faz a vacina é um vírus que não está mais ativo e, portanto, não é verdade que quem toma vacina fica doente. É muito importante as pessoas tomarem a vacina todos os anos porque de um ano para outro a vacina modifica sua composição. Nós queremos sensibilizar os idosos para que todos procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e tomem a vacina, se protegendo assim por um ano e economizando em medicamentos para a gripe”, finaliza Barbano.

Câncer bucal
Haverá ainda, durante a campanha, um serviço de orientação sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal com o tema “Esbanje Saúde com seu Sorriso”, por meio da realização de um exame clínico bucal para detectar possíveis lesões. Caso seja confirmada alguma lesão, o paciente será acompanhado pelos dentistas da rede municipal e, se houver necessidade, encaminhado para biópsia, retirada e tratamento das lesões.

(20/04/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos