» JOVENS DO PROJETO AGITAAÇÃO VISITAM MUSEU ASAS DE UM SONHO PDF Imprimir E-mail



Os jovens do projeto AgitaAção, do Centro Comunitário “Maria Bernadete R. Ferrari”, no Pacaembu, visitaram na terça, dia 18, o Museu Asas de um Sonho, da TAM, localizado na rodovia que liga São Carlos a Ribeirão Preto. Eles foram acompanhados por duas assistentes sociais da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, pela supervisora do Centro Comunitário, Maria Lucia Martucci Pratacom, com mais duas funcionárias.

O objetivo foi dar oportunidade para jovens de baixa renda, de 12 a 22 anos, conhecerem a exposição de aviões históricos, com o desenvolvimento de atividades culturais, educativas e recreativas. No museu, os jovens conheceram 39 aviões, entre eles a réplica do 14 Bis, a primeira aeronave “mais pesada que o ar” em todo o mundo a realizar um vôo documentado e oficialmente reconhecido.

Outro avião que também chamou a atenção foi o Constellation L-049 – o maior do museu –, que entre 1961 e 1965 passou por alguns operadores até ser aprisionado no aeroporto de Assunção, Paraguai, com um carregamento ilegal, e acabou virando discoteca. Depois, foi comprado pela TAM e trazido, em carretas, para fazer parte do Museu. “Foi muito importante esse passeio, pois nós ficamos sabendo várias histórias e curiosidades desses aviões, e para quem nunca tinha visto um avião de perto, agora deu até vontade de voar”, disse Jonathã Ribeiro dos Santos, participante do projeto AgitaAção.

Museu Asas de um Sonho.

Projeto
O projeto AgitaAção é freqüentado por jovens e adolescente de 12 a 22 anos, que fazem atividades como futebol, oficinas de grafite e dança no Centro Comunitário do Pacaembu. O trabalho desenvolvido no local tem a ajuda de uma psicóloga, que faz reuniões com os meninos para que eles possam expressar seus sentimentos, falar de seus problemas e, juntos, chegarem a soluções.

“Em uma das reuniões que nós realizamos, ficamos sabendo que esses jovens têm a necessidade de sair do ambiente que vivem, por isso essa nossa visita ao Museu Asas de um Sonho”, disse a psicóloga Solange Camargo Donadae Raniro. “É importante para esses jovens conhecerem outras possibilidades de vida, terem um outro olhar para o mundo, além do espaço em que vivem. Por isso, esse ano pretendemos organizar outras visitas a lugares históricos e empresas da cidade”, disse.

“Nós queremos tirar esses jovens da rua, dando orientação para que eles não façam coisas erradas. Para os meninos mais novos, nós damos apoio e incentivo para que eles freqüentem a escola, e para aqueles que já estão em idade de trabalhar, fazemos o possível para tentar encaixá-los em algum emprego”, explicou Maria Lucia.

(19/04/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos