» PROGRAMA COMPLETA 10 ANOS DE ATIVIDADES FÍSICAS PDF Imprimir E-mail



Uma confraternização com direito a parabéns e degustação de bolo, salgadinhos e suco marcou na tarde de quarta, dia 18, os 10 anos das atividades do Programa de Atividade Física (PAF) do grupo de 40 alunos da terceira idade da Fundação Educacional São Carlos (FESC), projeto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, com aulas nas instalações da Fundação.

O PAF reúne ainda outros 35 praticantes no grupo do Cidade Aracy, 15 no Botafogo e 20 no Jardim São Carlos, o grupo do Serviço de Orientação à Atividade Física (SOAF) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, 5 turmas do projeto de revitalização de adultos em parceria com a UFSCar, sendo direcionado para a população da terceira idade com a finalidade de desenvolver um estilo de vida mais saudável e aprimorar o condicionamento físico.

A reunião acabou emocionando muita gente que acompanhou a evolução física e, em muitos casos, a recuperação da alegria de viver, uma marca que impulsiona todos os membros do grupo. A diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, lembrou que “esse é o grupo mais antigo de atividades físicas e com grandes benefícios para a saúde das pessoas da terceira idade ao longo dos últimos anos”.

Atividades
Sob a coordenação do orientador físico Ernane Stefane Junior, os participantes desenvolvem exercícios de alongamento, ginástica localizada e relaxamento. Tudo começa bem cedo, com aferição da pressão arterial e uma boa caminhada. Ernane enfatiza que o objetivo é buscar a qualidade de vida, um envelhecimento melhor com atividades que, além de recuperar a saúde e alegria de viver das pessoas, promove a conquista de novos amigos.

“Não se busca a forma física, mas um condicionamento saudável dos músculos e corpo, sem se preocupar muito com a estética. Muitos que chegaram com dores lombares, nas pernas e com baixa auto-estima já desfrutam de melhor qualidade de vida com queda nos níveis de colesterol e triglicérides e normalização da pressão arterial”, diz.

Mafalda Correia Leves, aluna do grupo há 8 anos, diz que “participar das aulas para nós representa saúde, porque antes nós não tínhamos disposição para nada, e hoje tudo mudou. Ao chegarmos aqui esquecemos os problemas de casa e ficamos felizes”. “Isso aqui é uma maravilha, o professor é muito atencioso e eu gosto tanto das aulas que quando não tenho ginástica venho fazer minha caminhada”, diz a doméstica Arides Vasconi.

O aposentado Primiano Francisco está no grupo há 4 anos e iniciou a atividade física por recomendação médica. “Meu médico indicou a atividade porque eu estava com o peso acima da minha altura, alterações no colesterol e triglicérides. Hoje, graças a Deus, eles baixaram, minha circulação melhorou e eu consigo dormir melhor”, contou.

Lucilene Costa integra o grupo há 3 meses, mas diz que esse tempo já foi suficiente para mudar sua vida. “Eu tinha depressão, não saía de casa e não me encontrava nos exercícios de academia. Aqui o astral da terceira idade me fez renascer, sem a preocupação com a beleza do corpo e sim da mente. Eu recomendo que as pessoas participem para fazer novos amigos, porque foi graças ao alto astral deste grupo que eu consegui abandonar o medicamento antidepressivo”, disse.

Os interessados em participar das atividades físicas gratuitas devem procurar o instrutor e se inscrever em uma das opções dos grupos do Cidade Aracy, com aulas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h15, no salão da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, o grupo da região do Botofogo, com aulas na Unidade Básica de Saúde do Botafogo, às segundas, quartas e sextas, das 14h às 15h, o grupo da FESC, que realiza suas aulas às segundas, quartas e sextas, a partir das 17h, em uma sala sob a escada do campo do Rui Barbosa na Vila Nery ou o grupo que faz aulas na USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim São Carlos, toda terça e quinta, das 7h30 às 9h.

(19/04/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos