» MERENDA ESCOLAR: DEGUSTAÇÃO INCLUI VÁRIOS TIPOS DE CARNE
» MERENDA ESCOLAR: DEGUSTAÇÃO INCLUI VÁRIOS TIPOS DE CARNE PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, por meio da Divisão de Alimentação Escolar, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realizou nesta segunda, dia 9, a segunda degustação do ano com vários tipos de carnes que serão utilizadas nos próximos meses no preparo da merenda escolar, que é fornecida para as escolas municipais, escolas estaduais, creches municipais, filantrópicas e conveniadas, unidades do Sesi, Apae e para os alunos que freqüentam os programas especiais do município.

Dessa vez foram degustados vários tipos de carnes, entre elas filé de peito de frango folhado, filé de coxa de frango desossado, filé de peixe (mapará), paleta bovina moída, paleta bovina em cubos, pernil suíno, fígado de boi e salsicha. Os degustadores escolhidos fazem parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Vigilância Sanitária e do Conselho de Alimentação Escolar. Também são convidados nutricionistas, merendeiras, tanto das escolas municipais como de escolas estaduais, e diretores de escolas e creches. Todos avaliam os produtos de acordo com a qualidade, textura, aspecto, rendimento, percentual de gordura e sabor. Os alimentos são apresentados em seu estado natural (carnes cruas) e também já preparados.

Segundo o diretor de Abastecimento, Laerte Lopes, a degustação é realizada toda vez que a Prefeitura adquire novos produtos. “As compras são feitas a cada seis meses e, antes de serem distribuídas nas unidades que a Prefeitura atende, realizamos uma degustação. Atualmente, distribuímos 4.500 quilos de carne por semana e todos os produtos precisam ter 85% de aprovação e estar dentro das normas do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Além disso, a Divisão de Alimentação Escolar vai passar a enviar amostras dos produtos periodicamente para análise em laboratórios credenciados, e vamos checar se a especificação do produto realmente está correta”, explicou Lopes.

Merenda
A Prefeitura gasta aproximadamente R$ 240 mil por mês com a merenda escolar, e os gêneros alimentícios são distribuídos em 108 locais, sendo 71 unidades escolares (escolas municipais e estaduais), 23 creches (municipais, filantrópicas e conveniadas), 12 centros comunitários e 2 albergues. Todos os alimentos perecíveis são transportados em veículo especial, um caminhão refrigerado comprado no ano passado por pregão eletrônico, no valor de R$ 115.000,00.

Semanalmente são distribuídos 4.500 quilos de carnes entre as unidades, além de hortifrutigranjeiros. Mensalmente são fornecidos 60 gêneros alimentícios estocáveis diferentes e os cardápios são balanceados e específicos para o nível escolar de cada criança (creche, infantil e fundamental). Nos últimos dois anos foram realizadas novas mudanças no cardápio escolar de São Carlos, com a substituição da lingüiça por filé de peixe, sardinha por filé de coxa de frango (desossada) e introduzidos novos alimentos, como mel, salada de frutas e sucos de frutas naturais, além de novos produtos lácteos. Diariamente são elaboradas cerca de 60 mil refeições entre principal (almoço) e complementares (café da manhã e lanche da tarde).

Normas do FNDE
Elas estabelecem que o cardápio da alimentação escolar deve ser programado de modo a suprir, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos. A elaboração do cardápio deve ser feita de modo a promover hábitos alimentares saudáveis, respeitando-se os hábitos alimentares de cada localidade, sua vocação agrícola e preferência por produtos básicos, dando prioridade, dentre esses, aos semi-elaborados e aos “in natura”.

A aquisição dos alimentos deve obedecer ao cardápio planejado pelo nutricionista responsável e deve ser realizada, prioritariamente, no município. Também cabe à unidade executora prever em edital de licitação a obrigatoriedade de o fornecedor apresentar a ficha técnica ou declaração com informações sobre a composição nutricional do produto, com laudo de laboratório qualificado ou laudo de inspeção sanitária dos produtos, como forma de garantir a qualidade dos alimentos oferecidos aos alunos.

(09/04/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos