» POLÍCIA AMBIENTAL FAZ CURSO DE MANEJO NO PARQUE ECOLÓGICO PDF Imprimir E-mail


Foram dois dias de curso com palestras
apresentadas por vários profissionais.A Polícia Ambiental trouxe para o Parque
Ecológico, entre outros, a serpente albina.
Por conta de uma solicitação do Comando da Polícia Ambiental de Ribeirão Preto, o Parque Ecológico de São Carlos, da Prefeitura Municipal, recebeu na quarta e quinta-feiras (4 e 5) cerca de 20 policiais que assistiram a palestras sobre manejo de animais de grande e pequeno porte.

De acordo com a Polícia Ambiental, esse curso foi solicitado para que os policiais possam minimizar problemas enfrentados tanto na hora das apreensões, em grande número, de animais silvestres quanto no manejo desses animais, seu transporte até o destino correto, etc. “Desde o início dessa parceria com o PESC e o Ibama, nosso objetivo é capacitar o policial a lidar com o animal. O tratamento com um lobo-guará, em extinção, por exemplo, não pode ser empírico, tem que ser de forma técnica, profissional. O veado-campeiro, se for assustado, pode morrer. Nós temos cursos na Polícia Ambiental, mas esse aqui será específico”, explicou o tenente Leandro José de Oliveira da base de Araraquara da Polícia Ambiental.

Os profissionais em treinamento vão conhecer em detalhes os cuidados necessários ao apreender, por exemplo, filhotes de papagaios ou periquitos que demandam cuidado muito grande, segundo o diretor do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Magnani: “Essa minúcia é que nós abordamos para que eles se sintam mais preparados ao defrontar com situações específicas. Partimos da certeza de que esses policiais já têm uma carga de conhecimento, experiência no trato com animais. Nós vamos oferecer algumas ferramentas mais detalhadas para facilitar o dia-a-dia dos policiais ambientais, aumentando a segurança dos animais, dos policiais ambientais e dos profissionais que os acompanham durante as ações”, disse Fernando Magnani. Dois profissionais da Defesa Civil de São Carlos também participaram do curso de manejo.

A chefe do escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – Ibama de Ribeirão Preto, Eliana Velocci Ramia, também participou do treinamento com uma palestra sobre os procedimentos do órgão: “É importantíssimo para que nós trabalhemos sempre com a mesma postura, os mesmos procedimentos. Nós já trabalhamos juntos e queremos comungar ainda mais da mesma cartilha, e eu acredito que realizar esse curso em São Carlos é excelente, já que esse zoológico é exemplo para nossa jurisdição. A gente sabe que aqui eles vão aprender as formas corretas de manejo da fauna”.

(05/04/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos