» INFÂNCIA E JUVENTUDE
» INFÂNCIA E JUVENTUDE PDF Imprimir E-mail

Secretários e diretores discutem o OCA.



SÃO CARLOS FOI UMA DAS PRIMEIRAS CIDADES A IMPLANTAR O OCA

A secretária municipal Especial de Infância e Juventude, Rosilene Mendes dos Santos, esteve reunida nesta quinta, dia 29, no auditório da Estação Cultura, com os demais secretários municipais, diretores de autarquias e fundações para discutir o Orçamento Criança e Adolescente (OCA) e analisar as ações que cada órgão vem realizando em benefício das crianças e dos adolescentes e o que pode ser destinado para essa área.

O OCA faz parte do Programa “Prefeito Amigo da Criança” da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. “A solicitação da Fundação é para que todos os prefeitos interessados em se comprometer com uma gestão voltada para a criança e o adolescente procurem, dentro da peça orçamentária, destacar todo o investimento que é feito em benefício da criança e do adolescente. Aqui em São Carlos é exatamente isso que estamos fazendo”, explicou Rosilene.

A integração ao OCA prevê algumas ações, já desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Especial da Infância e Juventude, mas todas as demais secretarias municipais estão envolvidas, sendo as que as Secretarias de Planejamento e Gestão e de Fazenda, juntamente com a de Infância e Juventude, controlam a execução do programa.

São Carlos foi uma das primeiras cidades a implantar o OCA e é considerada cidade modelo para a Fundação Abrinq, tanto que no próximo dia 10 de abril a comissão executora do programa estará participando de uma reunião em São Paulo para mostrar como foi realizada a implantação do OCA em São Carlos. Representantes das cidades de Belo Horizonte, Recife, São José dos Campos e de São Luís, municípios que assim como São Carlos conseguiram implantar o programa com sucesso, também foram convidados a mostrar seus trabalhos.

Segundo a secretária Rosilene, “pensar em orçamento público não é tarefa fácil. Imaginá-lo com uma visão específica para a infância e juventude torna-se mais complicado ainda. Vencer essa dificuldade através da ação integrada entre as diversas secretarias é o que estamos fazendo aqui, e o resultado é gratificante porque percebemos o compromisso de todos os secretários com essa causa”.

(29/03/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos