» NOVO POÇO DO CEAT VAI BENEFICIAR TAMBÉM O CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail


A Itaí Estudo, Projetos e Perfurações Ltda. iniciou na madrugada desta quarta, dia 28, o processo de perfuração de um poço tubular junto ao reservatório localizado no Centro Empresarial de Alta Tecnologia (CEAT). A empresa foi contratada via licitação pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, cuja meta é garantir uma produção mínima de 200 mil litros por hora.

“Na semana passada, nossos engenheiros explanaram todos os detalhes técnicos deste projeto aos auditores do Tribunal de Contas de Estado, que estavam realizando uma vistoria de rotina”, informa o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

Seguindo as especificações contidas num relatório de avaliação hidrogeológica, a Itaí montou o seu canteiro de obras instalando os equipamentos para medir os níveis e controle da perfuração. Os maquinários de bombeamentos estão realizando a vazão prevista no projeto, onde os tanques metálicos apresentam o volume de 40% de lama, no mínimo.

As amostras do material perfurado estão sendo coletadas de dois em dois metros e dispostas para uma visualização contínua. Pelo definido em contrato, o SAAE é responsável pelo fornecimento da base da sonda, água e energia elétrica. Ao término da construção do poço tubular, prevista para os próximos 60 dias, serão executados a inspeção óptica e o perfil de inclinação.

Além de abastecer um importante pólo industrial, que concentra empresas de importante cunho tecnológico, esta obra também irá melhorar a distribuição de água da região do Cidade Aracy, cujo reservatório está interligado a esta unidade. Após receber uma série de reivindicações dos moradores, a autarquia integrou todas as suas divisões técnicas e o seu corpo de engenharia, elaborando um minucioso planejamento estratégico de curtíssimo a médio prazo, para resolver este problema.

“É importante destacar que neste instante não está acontecendo nenhuma ocorrência de falta de água, sendo que o volume que será gerado com a conclusão deste poço é o dobro”, analisa o diretor. Seguindo o seu plano de ação, que está sendo executado, a primeira providência da autarquia foi enviar uma frota de caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento dos reservatórios do CEAT e Aracy. Durante o período noturno, um servidor está utilizando o aparelho geofone para identificar novos vazamentos de água.

Outras medidas que estão previstas no cronograma são: melhorar a manutenção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do CEAT, intensificar o conserto de vazamentos, identificar as ligações clandestinas, traçar uma nova política para reduzir a inadimplência, implantar a setorização de distribuição de água e apresentar uma campanha educativa para evitar o desperdício. “Com o auxílio dos membros do Orçamento Participativo, nós distribuímos um folheto informativo explicando todo nosso conjunto de ações, visando tranqüilizar os habitantes desta linda região”, comenta Cotrim.

(28/03/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos