» PALESTRA MOSTRA INFLUÊNCIA DA CULTURA ÁRABE NO OCIDENTE
» PALESTRA MOSTRA INFLUÊNCIA DA CULTURA ÁRABE NO OCIDENTE PDF Imprimir E-mail


Com o tema “Influência da Cultura Árabe no Ocidente”, a Dra. Soraya Smaili, presidente do Instituto da Cultura Árabe, proferiu palestra na terça, dia 20, no auditório da Estação Cultura. Professora Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo e coordenadora dos cursos de pós-graduação da instituição na área farmacológica, ela enfatizou em sua fala a influência da cultura árabe na busca do saber e na conquista dos conhecimentos científicos.

A palestrante discorreu sobre o período entre os anos 632 e 750, quando ocorrem conquistas de território e expansão da civilização árabe, que incorpora elementos de outras culturas e realiza importantes avanços, entre outras, nas áreas da Astronomia, Matemática, Medicina, Geografia, Agronomia e Mecânica. Ela destacou que entre os séculos 7 e 9 os árabes fundam bibliotecas, traduzem textos antigos, fundam a chamada “Casa dos Sábios”, um primeiro centro científico, desenvolvem os primeiros tratado de cálculo, livro de álgebra, mapas, tratado de óptica, livro de Mecânica, tratado de Geografia.

Entre os séculos 10 e 13, fundam suas primeiras universidades e desenvolvem ações no desenvolvimento da Medicina, estabelecendo o conceito pioneiro do hospital-escola, local de tratamento e ensino. Ela lembrou ainda a criação da Álgebra, que permitiu a realização de operações complexas com números decimais, e os avanços em Geometria, Aritmética, Cálculo e Trigonometria, conhecimentos que possibilitaram desenvolvimento da Astronomia. Citou também a criação do astrolábio, instrumento para orientar a navegação que foi usado até o século 18.

As conquistas na área da Química, com análise de substâncias, criação do sabão, de técnicas de destilação e fermentação, produção de cosméticos e farmacopéia foram lembradas pela palestrante, que ao final de sua fala ressaltou a importância conferida pelos árabes ao conhecimento, que é evidenciada por uma citação de Maomé, fundador da religião islâmica, para quem “a ciência é tão importante quanto as orações”.

A palestra fez parte da programação comemorativa dos 150 anos de São Carlos organizada pela Prefeitura, que está dedicando o mês de março à cultura árabe como homenagem a essa comunidade e seus descendentes pela contribuição à formação e desenvolvimento da cidade. As homenagens continuam nesta quarta, dia 21, com a abertura da exposição “A Presença da Cultura Árabe em São Carlos”, na plataforma da Estação Cultura (Praça Antônio Prado, s/n – prédio da antiga Estação Ferroviária). Essa mostra permanecerá aberta à visitação pública até 1º de maio.

Nesta quinta, dia 22, às 16h, será realizada palestra, no anfiteatro Jorge Caron, no campus 1 da Universidade de São Paulo (USP), com a participação do Prof. Dr. Aziz Ab’Saber, Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que falará sobre “Trajetória de um Descendente Árabe”. Os eventos do mês dedicado à cultura árabe terminam com uma palestra, no dia 28, às 19h30, no auditório da Estação Cultura, com o tema “Literatura Árabe”, a cargo do Prof. Dr. Mamede Jarouche (USP).

(21/03/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos