» SÃO CARLOS PREPARA MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA PARA O TURISMO PDF Imprimir E-mail


Recepção aos calouros da USP.Reunião com estagiários.Estagiários atuam em eventos.
O setor turístico do município já contratou 13 dos 17 estagiários que atuaram no Centro Integrado de Turismo (CIT), um índice de colocação no mercado formal de trabalho considerado excelente, acima de 75%. O estágio oferecido é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Unicep para atender os estudantes do curso de turismo da instituição e prepará-los, com atividades práticas, para o mercado de trabalho sempre crescente em toda a região.

Os estudantes participam das ações desenvolvidas por todos os órgãos e entidades reunidos no CIT, como distribuição de folders na recepção de calouros das universidades da cidade, apoio em eventos como o desfile das escolas de samba e a Festa das Nações. Para tanto, são acompanhados e orientados pelos profissionais do Departamento de Fomento ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e das empresas incubadas no CIT.

“O estágio é uma maneira de fortalecer a idéia do primeiro emprego, além de capacitar e formar pessoas para atuarem no turismo regional. Eles estão estudando, mas já participando do mercado do turismo na cidade e serão profissionais mais bem preparados para o mercado”, explicou o diretor Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Azevedo.

Em 2006, o número de estagiários contratados pelo CIT passou de cinco para oito e o valor da bolsa oferecida aos estudantes de R$200,00 para R$ 250,00, além do transporte. Na terça, dia 13, a Câmara Municipal aprovou projeto da Prefeitura para que o número de estagiários vá para dez e a bolsa de R$ 250,00 para R$ 300,00.

“Essas novas bolsas vêm atender uma demanda que existe na cidade, e o aumento no valor é significativo, principalmente para quem acompanha o turismo no resto do Estado e do país. O que o governo municipal tem feito pelo turismo de São Carlos está servindo como exemplo para outras cidades que vêm até aqui conhecer o trabalho feito pela Prefeitura, pelo departamento e o CIT nesses cinco anos”, disse Antonio Carlos Tobias Júnior, gerente do CIT e representante da Unicep no Comunitur.

Na quinta, dia 15, os dez novos estagiários do CIT, selecionados através de prova e entrevista, participaram da primeira reunião com os responsáveis pelo programa para receber as informações básicas das normas de trabalho, cuidados no atendimento à população e características de cada Posto de Informação Turística (PIT) onde a maioria irá atuar.

A expectativa dos novos estagiários é crescer: “Eu espero colocar em prática o que aprendi e estou aprendendo na faculdade e adquirir conhecimentos também. Já trabalhei com turismo receptivo, mas completamente diferente do que é realizado aqui, então eu espero principalmente aprender”, disse Camila Assoni. “Minha expectativa é colaborar com o turismo da cidade e da região e conseqüentemente crescer profissionalmente. Sei que vai ser uma grande experiência atender o turista de São Carlos”, afirmou o estagiário Gilberto dos Santos Veiga.

(16/03/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos