» COMUNIDADE ÁRABE PDF Imprimir E-mail

Como parte das comemorações do sesquicentenário de São Carlos, a Festa das Nações prestou uma homenagem à comunidade árabe, que contribuiu para a formação e desenvolvimento da cidade. Durante o final de semana, a população pôde acompanhar apresentações de danças folclóricas, shows e ainda saborear comidas típicas. A homenagem continua com a abertura da exposição “Amrik - Presença Árabe na América do Sul”, na Escola de Engenharia de São Carlos, no campus 1 da USP.




FESTA DAS NAÇÕES ATRAI GRANDE PÚBLICO

Muita música, dança, shows e comida típica e a Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado) lotada durante todo o final de semana marcaram a Festa das Nações em homenagem à comunidade árabe de São Carlos. A abertura da festa na sexta, dia 9, com o show do cantor Samer Daou e de danças folclóricas, com o Grupo Libanês El Turk Taha. Presente na abertura, o prefeito Newton Lima destacou a importância da contribuição dos árabes e de seus descendentes na formação e desenvolvimento da cidade.

No sábado, dia 10, o espetáculo de Tony Mouzayek e Banda, responsável pela trilha sonora da novela “O Clone”, da TV Globo, atraiu milhares de pessoas que dançaram durante boa parte da apresentação seguindo os passos de representantes da comunidade árabe que compareceram à festa. Antes e depois de cada show a população pôde ver e provar, nas barracas de alimentação, artesanato e roupas, parte da contribuição dos povos árabes aos nossos hábitos.

A Festa das Nações terminou no domingo, dia 11, com dez apresentações, feitas por dezenas de bailarinas de escolas de dança da cidade. A platéia acompanhou as diversas coreografias, que incluíram até castiçais, e eram executadas também por dançarinas grávidas. O público pediu bis e permaneceu na praça mesmo após o fim das apresentações.

AMRIK – As homenagens à comunidade árabe que estão sendo feitas ao longo do mês de março pela Prefeitura continuam nesta terça, dia 13, às 19h30, no bloco E1 da Escola de Engenharia de São Carlos, no campus 1 da Universidade de São Paulo, com a abertura da exposição “Amrik - Presença Árabe na América do Sul”, organizada pelo Ministério de Relações Exteriores como atividade cultural da Cúpula América do Sul - Países Árabes e que está sob a guarda do Instituto da Cultura Árabe.

Lygia Rocco, do Conselho Cultural do Instituto da Cultura Árabe, comenta que a vinda da exposição a São Carlos “é valiosa para divulgar a cultura árabe, que exerceu e exerce muita influência sobre o nosso dia-a-dia”. A exposição, exibindo 111 imagens de fotógrafos da América do Sul, convidados a realizar um ensaio sobre aspectos da presença árabe em seus países, permanece aberta à visitação pública até 22 de abril, com entrada franca, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos das 13h às 18h.

(12/03/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos