» PREFEITO VISITA CONCLUSÃO DA OBRA DE REFORMA DA UPA PDF Imprimir E-mail





O prefeito Newton Lima e o secretário municipal de Saúde Dirceu Barbano visitaram nesta sexta, dia 2, a conclusão das obras da reforma estrutural e adequação de salas e equipamentos da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da avenida São Carlos. Foram investidos R$ 42 mil na readequação da recepção (ampliando o conforto dos usuários), pintura interna e externa, troca de mobiliário, revisão da parte elétrica, instalação de ar-condicionado, além de reposição do piso em paviflex, e R$ 10 mil na aquisição de novos equipamentos para atendimento de urgência e emergência, como eletrocardiogramas e desfibriladores.

Para o prefeito Newton Lima, a reforma e os investimentos em equipamentos feitos pela Prefeitura na UPA são mais um passo na direção da melhoria do atendimento à saúde da nossa cidade. “A reforma oferece melhores condições para que os profissionais de saúde possam atender a população até a entrega do novo Pronto-Socorro da Vila Prado. Eu conversei com alguns pacientes durante a visita e graças a Deus estão todos bastante satisfeitos com o atendimento em um lugar mais agradável, bonito, arejado e mais adequado psicologicamente para aqueles que se socorrem do pronto-atendimento”, afirmou.

O prefeito informou também que a Prefeitura está aguardando a aprovação final da liberação de recursos pelo Ministério da Saúde (por meio de emendas parlamentares), para que ainda neste mês possa ser aberta a licitação para o início da obra de construção do Pronto-Socorro da Vila Prado. “A obra vai melhorar ainda mais a cobertura de pronto-atendimento na cidade e eu espero inaugurá-la ainda dentro das comemorações do Sesquicentenário de São Carlos”, afirmou.

Para Dirceu Barbano, as mudanças na UPA foram além das obras e dos equipamentos. “Nós trabalhamos principalmente na recolocação da equipe numa posição de trabalho mais humanizado e acolhedor, onde um ambiente melhor e mais adequado ajuda a envolver ainda mais os profissionais de saúde no atendimento da população”, disse.

O aposentado Adão Aparecido Casonato lembra que “antes o prédio estava deteriorado, mas agora, com as reformas, a gente sente mais conforto e vê uma limpeza maior. Outra coisa que eu gostei foi a retirada da repartição de vidro que separava os funcionários dos usuários, porque antes não ouvíamos direito as perguntas dos atendentes, hoje nem preciso mais ficar falando alto, porque o contato é direto”. Já a dona de casa Lourdes Varella disse que “o pronto-socorro ficou bonito, espaçoso e o atendimento está muito melhor”.

Acolhimento
O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde está implantando também na UPA uma melhoria no processo de acolhimento dos usuários, classificando o atendimento dos pacientes por grau de risco. As melhorias no aspecto da recepção da unidade associadas ao processo de acolhimento, em que os profissionais de saúde vão definir o foco de cuidado e atendimento a partir das necessidades e grau de risco do usuário do sistema municipal de saúde, têm a pretensão de ser eficiente já na abordagem, no primeiro contato, garantindo resolutividade e agilidade no atendimento dos usuários.

Dirceu Barbano explica que a equipe de enfermagem que vai acolher o paciente faz uma escuta qualificada identificando o motivo da procura pela unidade de saúde, tipo de dor e também colhe os primeiros sinais vitais, como temperatura, pressão arterial e freqüência cardíaca. “Com base nestas informações, o profissional de saúde é qualificado então para poder classificar o atendimento. A pessoa que tem um quadro de hipertensão frente a uma pessoa que tem um quadro de febre mais controlado precisa ser atendida primeiro. A classificação será feita na ficha de atendimento do paciente por meio de cores”, explicou.

(02/03/07)
 
 

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