» VÁRIAS ATIVIDADES COMEMORAM O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
» VÁRIAS ATIVIDADES COMEMORAM O DIA INTERNACIONAL DA MULHER PDF Imprimir E-mail

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social/Seção de Atendimento à Mulher, está programando diversas atividades para o mês de março, todas gratuitas e abertas à população. Na programação estão previstos exposições de artes, palestras e debates com temas relacionados às conquistas recentes, como a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê punições mais severas e triplica a pena para agressões domésticas contra mulheres.

Abrindo a programação, no dia 1º/3, no auditório do Sesc, a partir das 19h30, será ministrada a palestra “A Segurança e os Direitos das Mulheres em Debate”, com a participação da presidente da Federação Paulista de Mulheres, Ilda Fiore, da delegada Eleuze Maria Gaspar, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de São Carlos, da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Fátima Picin, e da Major PM Marli Rossi Silva dos Reis, do 38º BPM/I. O evento é uma realização da Associação de Mulheres de São Carlos (AMUSC) com apoio da Prefeitura.

De 2 de março até 15 de abril, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” (rua Dona Alexandrina, 844), acontece a Exposição Rosa e Marrom das artistas plásticas Glaucea Britto, Renata Felinto, Sarah Barboza e Solange Ardila. Para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, está programada a palestra “Questões de Gênero e o Islamismo”, com a Profa. Dra. Eliane Moura Silva, da Unicamp, no Campus 2 da FESC (rua Itália, 756, na Vila Prado), a partir das 19h30.

No sábado, dia 10, das 10h às 13h, na Praça Apparecida Resitano (Praça do Mercado), dentro do projeto Mercado das Artes, acontecerão apresentações de grupos de dança da Prefeitura, de grupos musicais e do espetáculo “Palhaço sem Conserto”, da Trupe Pano de Roda. No dia 17, a palestra é sobre “A Mulher Negra e a Estética no Século XX”, com Maria Aparecida Lopes, doutoranda em História pela Unesp.

Já no dia 24, o tema é a “A Mulher nos Mitos de Origem Iorubá”, com a doutoranda em História pela USP, Vanicleia Silva Santos. As duas palestras serão realizadas a partir das 15h no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”. Encerrando a programação está o espetáculo “Chá de Setembro”, uma comédia com humor delicado e texto escrito pelo psicanalista Júlio Conte, que faz um mergulho no universo feminino, contando a trajetória de três amigas que se encontram periodicamente para tomar chá. A apresentação está marcada para o dia 27 de março, às 14h30, no Teatro do Sesc, e os convites devem ser retirados com antecedência.

Programas
A Prefeitura mantém vários programas que visam assegurar os direitos da mulher. A Seção de Atendimento à Mulher da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, localizada na rua Jesuíno de Arruda, 2.285, no centro, oferece assistência psicossocial e jurídica, informa e esclarece dúvidas sobre as leis de amparo e proteção à mulher, orienta para o mercado de trabalho, faz a triagem de risco, realiza ações de prevenção à situação de violência e, quando necessário, faz a inclusão em programas de complementação de renda.

Desde 2001, a Prefeitura também mantém a Casa Abrigo “Gravelina Teresinha Lemes”. De caráter sigiloso e provisório, tem como objetivo principal o acolhimento à mulher e seus filhos menores em situação de risco iminente pelo período necessário a sua proteção e integridade física. A Casa Abrigo oferece, ainda, acompanhamento aos atendimentos de saúde, orientação jurídica e psicológica e garante o convívio escolar dos filhos.

Em 2005, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi criado o Programa de Atendimento às Vítimas de Abuso Sexual (PAVAS), que conta com uma equipe formada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e enfermeiros especializados em violência sexual. O PAVAS funciona no Centro Municipal de Especialidades (CEME), na rua Amadeu Amaral, 555, na Vila Isabel.

(28/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos