» GUARDAS MUNICIPAIS PASSAM POR AVALIAÇÃO MÉDICA PDF Imprimir E-mail



Nesta semana, os integrantes da Guarda Municipal começaram uma avaliação médica comum entre atletas: o teste ergométrico ou eletrocardiograma de esforço. Nesse exame, que será feito por todo o grupamento da Guarda Municipal, podem ser identificados os sintomas, os comportamentos da pressão arterial, da freqüência cardíaca e do eletrocardiograma em repouso, durante e após o esforço, até o retorno aos padrões próximos ao pré-esforço.

O exercício é realizado em esteira, seguindo um protocolo pré-definido que leva em consideração o sexo, a idade e a capacidade do paciente de se exercitar, avaliada através de perguntas sobre sua atividade física. “Com esse exame, podemos identificar possíveis casos de patologias cardíacas conhecidas por serem “silenciosas”, ou seja, não apresentarem sintomas evidentes”, explicou o Dr. Luís Moreira, responsável pelo exame dos guardas municipais.

Os resultados, segundo o comando da Guarda Municipal, serão enviados para o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que vem desenvolvendo um trabalho de condicionamento físico e prevenção com os componentes da corporação desde 2006. “É uma determinação do prefeito Newton Lima que nossos guardas tenham garantida sua saúde, e para tanto o acompanhamento dos profissionais da UFSCar e os exames médicos indicando as ações que devem ser tomadas são fundamentais”, explicou o comandante João Jacinto do Amaral.

(09/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos