» PROCON ORIENTA FOLIÕES PARA AS COMPRAS DE CARNAVAL PDF Imprimir E-mail

O Procon de São Carlos, órgão de defesa do consumidor que é mantido pela Prefeitura, orienta os consumidores para evitarem problemas com a compra de produtos específicos utilizados no carnaval. O consumidor deve estar atento para a escolha da fantasia, bem como de produtos como sprays, espumas, confetes e serpentinas. A orientação do Procon é para que as compras sejam feitas em lojas especializadas, já que alguns produtos exigem cuidados especiais. Mas a pesquisa de preços não deve ser esquecida.

Os produtos devem trazer informações claras sobre as características, qualidade, quantidade, composição, origem, prazo de validade, preço e garantia. Os riscos que podem apresentar à saúde e à segurança do consumidor também devem ser especificados. Os foliões devem checar, por exemplo, se o frasco da espuma está totalmente lacrado e se a válvula está funcionando de maneira correta para evitar futuros acidentes. Já os tecidos das fantasias devem ser laváveis e com etiqueta indicando a sua composição. Tanto as fantasias como as máscaras não podem ser fabricadas com papel de celulóide ou com qualquer outro material de fácil combustão.

Lillia Maria Formigoni, chefe da Divisão do Consumidor e coordenadora do Procon São Carlos, lembra que a falta de informações exigidas por lei indica que o produto não está de acordo com as normas de qualidade e segurança. “Produtos que não estão dentro das normas podem ocasionar acidentes como alergias, asfixias, intoxicações, perfurações e muitos outros danos à saúde. Exigir a nota fiscal, tíquete do caixa ou recibo é importante em caso de troca do produto”, explicou.

O Procon São Carlos está localizado na rua Dona Alexandrina, 1.190, no centro. O Consumidor que encontrar algum problema e não conseguir resolver junto ao fornecedor deve procurar a unidade que funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h.

(08/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos