» CHUVA DE DOMINGO PROVOCA ALGUNS ALAGAMENTOS NA CIDADE
» CHUVA DE DOMINGO PROVOCA ALGUNS ALAGAMENTOS NA CIDADE PDF Imprimir E-mail

Casa interditada.
Trecho interditado no Azulville. A chuva mais intensa registrada neste mês de janeiro ultrapassou a marca de 51 milímetros e caiu entre as 19h e 20h do domingo, dia 28, causando alguns transtornos aos moradores de São Carlos. O grande volume de água num curto espaço de tempo provocou alagamentos na ponte da São Joaquim, onde o canal ainda é estreito e deverá ser alargado este ano, além do rompimento da tubulação da ponte do córrego Gregório, no bairro Azulville. Nesta segunda, dia 29, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas interditou uma das pistas da avenida Vicente Pelicano, sentido centro/Azulville.

No bairro Cidade Aracy, uma casa da rua José Paulilo, 1.454, foi interditada preventivamente no domingo por conta de rachaduras e afundamento do piso do banheiro e do quarto. As nove pessoas que estavam na casa foram levadas para a casa de um parente. O engenheiro civil da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Vaico Oscar Preto Filho, foi até o local nesta segunda e, após uma vistoria visual, aconselhou a retirada também dos móveis. “Ao que tudo indica, é um vazamento de esgoto e água no banheiro, principalmente. O muro de arrimo já está comprometido. Não dá pra arrumar. Tem que ser refeito e o risco é grande. A parede do último cômodo pode cair a qualquer momento e puxar a estrutura do telhado, levando junto alguma outra parede”, explicou.

Na casa, para onde se mudaram pouco antes do Natal, moram Cândida Aparecida da Silva com a filha e 7 netos. “O piso a gente já sentia que estava oco, como se tivesse um porão embaixo. Mas precisava tomar banho, usar o banheiro, né? Então ficamos usando até ver se tinha um jeito de resolver”. Uma assistente social da Secretaria de Cidadania e Assistência Social esteve na casa no domingo e também na segunda, transportando os moradores para um local seguro e dando o encaminhamento adequado ao caso.

De acordo com dados da Embrapa Pecuária Sudeste, nos primeiros 25 dias de 2007 choveu 70% a mais do que a média prevista para o mês inteiro. O coordenador da Defesa Civil, Danilo de Almeida, informou que a chuva vai continuar. “A previsão dos órgãos estaduais e nacionais é de chuva constante e intermitente, mas não temos nenhum aviso, por enquanto, da ocorrência de tempestades em nossa cidade”, disse.

Rompimento de mais um a ponte feita com tubo de metal
Devido ao rompimento de parte do tubo corrugado (metal) que fazia a passagem da água na ponte sobre o córrego do Gregório na avenida Vicente Pelicano, no Azulville, a Prefeitura interditou parcialmente a avenida, na pista sentido centro/Azulville, próximo à Unidade Básica de Saúde. Durante toda esta segunda, as equipes da Prefeitura trabalharam na retirada do tubo de metal e na limpeza do córrego.

“Alertamos os motoristas que trafegam por essa região da cidade que fiquem atentos à sinalização, pois precisamos interditar parte da avenida Vicente Pelicano, no trecho afetado pelo rompimento do tubo, sentido centro. Mesmo com a sinalização diurna e noturna que implantamos no local, é preciso cuidado”, concluiu o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles. Segundo o secretário, o tubo em metal – muito usado nas administrações anteriores por causa do custo baixo, apesar de não ser o material indicado para este tipo de obra – estava deteriorado e não suportando a forte chuva que caiu na cidade no último domingo rompeu, exigindo uma intervenção rápida da Prefeitura para evitar possíveis acidentes no local.

“Essa será mais uma das várias intervenções emergenciais que o governo Newton Lima fará na cidade, devido ao uso de material não recomendado para áreas urbanas. Em outubro passado vivemos uma situação parecida na avenida Trabalhador São-carlense, quando também houve o rompimento de um tubo em metal utilizado na canalização do córrego do Tijuco Preto. No caso da Trabalhador São-carlense, já estamos executando a recuperação com a concretagem do canal”, ressaltou Meirelles.

No caso da ponte da Vicente Pelicano, a Prefeitura já iniciou o estudo técnico para construir, o mais rápido possível, uma nova ponte em concreto armado.

(29/01/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos