» UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima e o reitor da Universidade Federal de São Carlos, Oswaldo Baptista Duarte Filho, anunciaram o início do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que vai oferecer cursos semi-presenciais de Pedagogia, Sistema de Informação e Educação Musical. As atividades serão desenvolvidas no prédio onde funcionava o antigo laboratório Adolfo Lutz. No local também será criado o Espaço Braile, voltado para pessoas com deficiência visual.



PREFEITURA E UFSCAR ANUNCIAM UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

O prefeito Newton Lima e o reitor da Universidade Federal de São Carlos (USFCar), Oswaldo Baptista Duarte Filho, anunciaram para meados deste ano o início do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), cuja sede será no prédio onde funcionava o laboratório Adolfo Lutz. Newton Lima também anunciou o Espaço Braile, um local de convivência para pessoas com deficiência visual, que funcionará no mesmo prédio. O anúncio foi feito na manhã desta segunda, dia 22, na sede da Prefeitura.

Também estavam presentes as vereadoras Silvana Donatti e Laíde das Graças Simões, além de diversos secretários municipais e diretores de autarquias, como a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, a diretora da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elizabeth Martucci, e a coordenadora do Sistema de Bibliotecas de São Carlos, Lourdes Moraes.

O objetivo da Prefeitura e da UFSCar é oferecer os cursos semi-presenciais da UAB a partir de meados deste ano. Serão oferecidos três cursos, Pedagogia, Educação Musical e Sistema de Informação, com 50 vagas cada um. A UAB é uma parceria entre a Prefeitura, a UFSCar e o Ministério da Educação (MEC). À Prefeitura caberá a reforma da sede, que segundo o prefeito Newton Lima receberá um investimento de cerca de R$ 300 mil.

“Na parte superior iremos abrigar a UAB e no térreo o Espaço Braile”, comentou o prefeito. Por determinação do prefeito também serão instalados semáforos sonoros nos cruzamentos da rua Conde do Pinhal com Dona Alexandrina e da Conde com avenida São Carlos. O MEC enviará 50 computadores e disponibilizará recursos para o pagamento de parte dos salários de professores e coordenadores da UAB. Já a UFSCar será responsável pela coordenação dos cursos e pelo conteúdo das disciplinas.

Newton Lima parabenizou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela política de expansão de vagas nas universidades públicas e nas particulares, com a implantação do Prouni. “A UAB é mais uma maneira de expandir o ensino de qualidade e estou muito feliz por São Carlos estar desde o início nesse processo”, salientou.

Já o reitor observou que esse é um programa “inovador e que irá auxiliar no desenvolvimento do país”. O reitor informou que no dia 7 de fevereiro a UFSCar realizará um encontro entre 19 prefeitos e coordenadores da UAB de diversas cidades paulistas e de outros estados. Ainda de acordo com o reitor, são 21 regiões do país que receberão a UAB, entre elas cidades da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo serão oferecidas 1.900 vagas.



Espaço Braile
O Espaço Braile receberá computadores especiais para pessoas com deficiência visual. Também será oferecida uma biblioteca com espaço para leituras. “Queremos um espaço de convivência para as pessoas que tenham deficiência visual”, comentou o prefeito Newton Lima.

(22/01/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos