» PORTAL DO CIDADÃO É O 2º MELHOR ENTRE SITES DE PREFEITURAS DO PAÍS |
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio da TecGov – Centro de Estudos em Tecnologia de Informação para Governo –, apontou o Portal do Cidadão como o segundo melhor entre sites de prefeituras de todo o pais, só ficando atrás da Prefeitura de São Paulo, mas, vale destacar, à frente das demais capitais brasileiras. Inédito no país, o 1º Ranking Nacional de Websites Municipais avaliou os serviços, conteúdos e informações disponibilizadas pelos sites das Prefeituras de cerca de 300 cidades brasileiras pelo período de quatro meses. O resultado da pesquisa foi apresentado em um evento realizado Para Ronaldo Abrão, esse estudo serve de base para melhorar a relação com o usuário e como indicativo para aprimorar a tecnologia utilizada no portal, em constante mudança. “A informatização e a internet nunca vão voltar atrás; daqui para frente vai ser cada vez mais comum o cidadão fazer tudo via internet: como agendamento de consultas médicas, acesso ao boletim escolar do seu filho, pagamento de impostos, abertura de empresas”, disse. Segundo o secretário de comunicação, jornalista Marcos Schmidt, a colocação no ranking é resultado do esforço de toda a administração. "O Portal do Cidadão é uma ferramenta importante de estreitamento na relação entre o poder público e a população. E a posição de São Carlos é mais do que uma conquista deste governo: é uma vitória do povo de nossa cidade", declarou. O objetivo da pesquisa foi analisar o perfil atual do governo eletrônico nos municípios. Baseada em mais de 220 variáveis, o estudo contemplou todas as capitais e cidades de diversas faixas de população escolhidas por sorteio. Segundo informações do TecGov/FGV, foram elaborados sete tipos de critérios para abranger as diversas categorias de variáveis: grau de relacionamento com o cidadão, nível de e-democracia, nível de governo eletrônico, nível detalhado de governo eletrônico, papéis estratégicos da Tecnologia de Informação, tipo de conteúdo ou serviço e usabilidade. Cada variável utilizada para a avaliação foi caracterizada segundo temas de interesse relacionados ao nível de conteúdos e serviços em websites, como, por exemplo, presença básica na web, conhecendo o município, notícias, utilidade pública, planejamento, orçamento e ações do governo municipal, legislação, normas, estatutos, políticas, interação, cadastros, emissão de documentos, inscrições, registros e solicitações, atendimentos, serviços aos cidadãos e empresas, entre outros. Características técnicas também foram consideradas, tais como rapidez de acesso e carga do website, estética, layout e facilidade de visualização, existência de área com acesso individualizado que exigem login (senha), facilidade de navegação, clareza dos conteúdos apresentados, disponibilidade, facilidade de localização de assuntos e serviços de interesse, textos sem erros ortográficos e gramaticais. Cada município analisado recebeu uma pontuação em cada variável selecionada para análise. A lista com os 10 melhores websites inclui ainda as cidades de Curitiba (PR), Ipatinga (MG), Jaraguá do Sul (SC), Foz do Iguaçu (PR), Esteio (RS), Navegantes (SC), Bauru (SP) e Cachoeiro de Itapemirim (ES), classificados do 3º ao 10º lugar, respectivamente. Norberto A. Torres, Gestor do TecGov que apresentou o resultado do1º Ranking de Websites Municipais, acrescentou que as pesquisas continuam: em outubro desse ano será lançado o ranking de todos os municípios do Estado de São Paulo, e em dezembro uma grande comparação mundial, com as principais cidades do mundo, além de municípios da Espanha, México, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Argentina, Chile e Brasil. “O município ideal, aquele que teria nota 10 em todos os critérios é uma utopia, mas é a nossa base de comparação. Acredito que nenhuma cidade do mundo alcance esse patamar, e acredito também que não ficaremos muito atrás do resto do mundo, mas vamos ter que esperar até o final do ano para termos esses dados”, finalizou o gestor do TecGov. Satisfeito com a colocação da cidade na pesquisa, o prefeito Newton Lima avalia esse resultado sob dois aspectos. "Esse ranking da FGV deve ter dois olhares. O primeiro, que reafirma São Carlos cada vez mais como capital da tecnologia; e o segundo, que coloca nossa prefeitura e nosso governo como exemplos para o país de compromisso com o pilar básico da democracia: a informação e a transparência", afirmou. Acessos A página de abertura do Portal é atualizada diariamente com todas as notícias ligadas à administração que são produzidas pela assessoria de imprensa. Programas, campanhas e programações culturais também merecem destaque na primeira página. Por meio do menu, localizado à esquerda da página principal, o internauta pode acessar todas as demais páginas do portal, referentes aos mais diversos setores da administração: secretarias municipais com seus serviços e funções; dados sobre a cidade (Conheça São Carlos); concursos públicos; informações sobre o secretariado, entre outros. O Sim Online reproduz a prestação de serviços que é realizada pelos Serviços Integrados do Município (SIM), que conta com duas unidades: uma localizada no Centro e outra, na Vila Prado. Acessando a página do SIM, é possível obter, gratuitamente, segunda via do carnê do IPTU, emitir certidões, efetuar consultas de débito do exercício atual, solicitação de serviços municipais diversos e ainda registrar reclamações aos órgãos municipais. Já na página do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), por exemplo, o munícipe pode solicitar a 2ª via de conta d’água. Os ícones Fale com o prefeito e Fale conosco constituem-se em um canal direto com a administração, por meio do qual o cidadão pode se comunicar dando sugestões, fazendo críticas ou esclarecendo dúvidas. Dando continuidade à política de transparência nas contas públicas, iniciada na 1ª administração Newton Lima, em 2001, o Portal do Cidadão inovou ao criar o Portal da Transparência que traz dados detalhados e atuais sobre o orçamento municipal. |