» RECRIAD DEVE SER REALIDADE EM 2007
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A intenção da Prefeitura Municipal de São Carlos é implantar definitivamente a Rede de Informação da Criança e do Adolescente (Recriad) em 2007. A Recriad é um sistema que vai interligar todos os programas e projetos de atenção e proteção à criança e ao adolescente que conta com a parceria da Prefeitura, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação Telefônica e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

De acordo com o Padre Agnaldo Soares Lima, secretário de Infância e Juventude e presidente do CMDCA, a implantação da Rede acontece de duas maneiras: criando um site para interligar todas as informações e cadastros “on line” e paralelamente uma rede de trabalho para garantir a unificação das ações: “Nossa previsão para este ano foi cumprida, pretendemos implantar a rede e consolidar o trabalho em 2007.

A intenção é integrar 56 pontos de atendimento, capacitar os profissionais que fazem parte da rede e discutir novas propostas de trabalho entre as secretarias municipais, Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, creches municipais e conveniadas, projetos de complementação escolar, entidades profissionalizantes e outros órgãos.

Durante todo este ano foram várias as capacitações e encontros entre os parceiros para a implantação da Rede Eletrônica. São Carlos integra um grupo de oito cidades (Araçatuba, Bebedouro, Diadema, Itapecerica da Serra, Guarujá, Mogi das Cruzes e Várzea Paulista) que desenvolvem o projeto com o apoio e orientação da Fundação Telefônica. O processo se facilita na troca de experiências com municípios, em nível nacional, que já implantaram o sistema. Nas capacitações os participantes tiveram a oportunidade de ilustrar as reuniões com apresentações e fotos do trabalho que cada entidade realiza.

Para Júlio César Pereira Junior, orientador de medidas socioeducativas que integra o grupo, ter conhecimento de todos os serviços oferecidos para as crianças e adolescentes na cidade vai facilitar muito o atendimento. “Tenho certeza de que quem vai ganhar com a implantação desta rede é a comunidade. Ampliando a comunicação entre as pontas, o serviço vai ser cada vez melhor”, afirmou Júlio.

(29/12/06)
 
 

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