» PREFEITURA É PARCEIRA NO CURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA PDF Imprimir E-mail


Departamento de Medicina da UFSCar.Marilda Siriani.
A vinda do curso de Medicina para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a ampliação da parceria entre a universidade e a Prefeitura para cuidar da área da saúde já começam a trazer resultados significativos no atendimento da população. A secretaria de recursos humanos da UFSCar publicou em seu site (www.srh.ufscar.br) o edital da abertura das inscrições para a seleção de candidatos para o curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

O programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), formando profissionais para atuarem na estratégia de saúde da família nas unidades de São Carlos. Promovido pelo Departamento de Medicina da UFSCar em parceria com os cursos de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem e educação física, o curso, que terá dois anos de duração e será desenvolvido sob a forma de treinamento em serviço, está oferecendo 46 vagas em 8 áreas: educação física, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, todos tendo como requisito graduação na área de interesse e inscrições pela internet.

Os residentes desenvolverão suas práticas junto às equipes de saúde da família do município e nos diversos níveis gerenciais do sistema de saúde com uma carga horária de 5.524 horas, distribuídas em 60 horas semanais. O valor da bolsa custeada pela universidade será de R$ 1.419,79 (líquido). A diretora de Atenção Básica da SMS, Marilda Siriani de Oliveira, coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, enfatiza que os residentes juntamente com os preceptores (responsável pela formação técnico-científica do aluno) e tutores vão “ajudar na construção dos projetos terapêuticos das USF, qualificando a atenção básica de saúde”.

Na prática, a população passa a contar com um dentista e uma enfermeira a mais para atender nas Unidades de Saúde da Família. O município está cedendo preceptor de odontologia e tutores, e a universidade, além de preceptores, fornece os profissionais do serviço social. As equipes serão alocadas no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) dando apoio às equipes de saúde da família. “Isso para a gente é fundamental porque primeiro esses profissionais estão no serviço, aprendem em serviço, atendendo a população, apoiando as equipes e ampliando a capacidade e a resolutividade do atendimento. São profissionais remunerados pela própria universidade, recebendo bolsas da universidade, que também vai remunerar os profissionais da rede pública que vão fazer a tutoria para esse alunos em residência”, ressalta Dirceu Barbano, secretário municipal de Saúde.

Está prevista também a abertura de um edital para selecionar 10 médicos residentes, também atuando junto com os médicos de saúde da família, que farão plantões nas Unidades de Pronto-Atendimento do Município (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) num plantão de 12 horas. “A parceria é importante porque forma pessoas que certamente depois trabalharão no município numa área estratégica da saúde da família e apoiando a qualidade do atendimento prestado”, diz Barbano.

As inscrições para o curso da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade podem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.srh.ufscar.br até o dia 15 de dezembro. A prova será realizada no dia 14 de janeiro de 2007.

(01/12/06)