» PROGRAMAÇÃO DA SEMANA EUCLIDIANA PROSSEGUE ATÉ DIA 8 PDF Imprimir E-mail

A Semana Euclidiana de São Carlos, aberta na noite de quinta, dia 30, por uma sessão solene na Câmara Municipal, prossegue com ampla programação até a próxima sexta, dia 8. A diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, destaca que “a meta desta quinta edição da Semana Euclidiana é provocar um primeiro contato dos alunos da rede municipal de ensino com o célebre autor e sua obra, com o objetivo de despertar a curiosidade para os conteúdos que deverão ser expostos pelos professores daqui por diante, de maneira a fazer com que Euclides da Cunha seja um tema educacional cada vez mais presente na cultura escolar são-carlense”.

Os primeiros passos para isso serão as exibições, nos dias 4, 5, 6 e 8, nas Escolas do Futuro da cidade, do vídeo “Euclides, mestre e escola”, produzido pela entidade civil Ramudá. Essa iniciativa conta com a colaboração do Sistema Integrado de Bibliotecas Municipais, que reuniu semana passada os bibliotecários para assistir palestras proferidas pelos historiadores Leila Maria Massarão, vice-presidente da Fundação, e Marco Antônio Leite Brandão, coordenador da Unidade de Patrimônio da Fundação e integrante da Ramudá.

Ana Lúcia Cerávolo acrescenta que a produção da Ramudá e o vídeo “Os Sertões”, feito pela EPTV Central, serão apresentados na Livraria Siciliano a partir das 20h desta segunda, dia 4, com entrada franca. Após as exibições, haverá uma palestra com Marco Antônio Leite Brandão. Na programação, é destaque a vinda do escritor Francisco Marins. Na terça, dia 5, no auditório da Escola Álvaro Guião, ele fará duas palestras com o tema “Euclides da Cunha – Os Sertões – e a Guerra de Canudos (ontem e hoje)”, uma a partir das 10h, destinada aos educadores, e outra a partir das 14h, para alunos da rede municipal de ensino e demais interessados.

Francisco Marins é autor de dezenas de livros de estilo regionalista, traduzido em mais de uma dezena de línguas e o único brasileiro a figurar na coleção européia Delphin, que reúne os clássicos da literatura juvenil de todo o mundo. Também é conhecida a campanha do escritor, ex-presidente da Câmara Brasileira do Livro e da Academia Paulista de Letras, em favor da popularização do hábito de ler e da formação de bibliotecas em todo o país.

E na quarta, dia 6, a partir das 8h, no campus 2 da Fundação Educacional São Carlos, na Vila Prado, também com entrada franqueada a todos os interessados, será realizada a palestra “São Carlos nos tempos de Euclides da Cunha”, a cargo de Marco Antônio Leite Brandão.

(01/12/06)