» PROHAB MODERNIZA ATENDIMENTO E MELHORA FLUXO DE INFORMAÇÕES PDF Imprimir E-mail



A Progresso e Habitação São Carlos (Prohab), empresa mista da Prefeitura, instalou o software de Gerência de Empreendimentos em sua rede de computadores, integrando todo o sistema de dados, tais como cadastros dos mutuários, análises financeiras, fluxos administrativos e movimentos contábeis. Outra importante melhoria foi a implantação de um novo processo de atendimento ao público, com bancos de espera, guichê exclusivo para pagamento e bancadas individuais para cadastramento ou solicitação de informações.

“Anteriormente, este sistema de controle era realizado através de fichas individuais, que além de dificultar uma maior fluidez na compreensão dos dados, ocupavam um enorme espaço físico em armários de arquivo”, relembra o diretor-geral da Prohab, Eduardo Cotrim. “Já tivemos muitos problemas com perdas de fichas, atraso nas informações e problemas operacionais na análise de dados específicos”, complementa.

Ao custo de R$ 6 mil, este software permite um amplo processo de cruzamento de dados, que anteriormente levavam vários dias ou até meses para serem tabulados. O atual sistema de cobrança é através de carnês com a inclusão de código de barras, em que o mutuário pode quitar sua mensalidade na própria sede da Prohab, bancos conveniados ou casas lotéricas. Outra vantagem está na transferência de dados junto à Caixa Econômica Federal (CEF), sendo um serviço bem mais rápido, transparente e com pouca possibilidade de erro. “Nosso sistema já está todo integrado com a CEF e o Banco do Brasil, facilitando a vida do mutuário”, informa o presidente da Prohab.

Com apenas a informação do nome, sobrenome ou CPF, a administração da Prohab consegue reunir todo o histórico do mutuário que está sendo pesquisado. Os antigos contratos imobiliários também estão sendo incluídos, podendo servir de base de consulta para alguma negociação futura. Com o sistema anterior de fichas, muitos dados não continham leitura legível, viviam sendo rasurados, as letras se desgastavam com o tempo, chegando por muitas vezes, na ocorrência de documentos perdidos.

O fluxo administrativo também foi modernizado, com a divisão dos setores mais bem distribuídos e a implantação de um almoxarifado. “Além de ser um sistema barato, este modelo de gestão está inserido na filosofia do Tribunal de Contas do Estado, que consegue realizar uma auditoria mais específica e detalhada”, esclarece Cotrim.

Atribuições
A Prohab é uma empresa mista, com característica jurídica de Sociedade Anônima (SA), cujo acionista majoritário é a Prefeitura. Os outros acionistas são compostos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), pela Fundação Educacional São Carlos (FESC) e diversas pessoas físicas. As principais atribuições da empresa são a operacionalização da política habitacional, implementação de planos e programas direcionados à população de baixa renda, formulação de programas e planos integrados para obtenção de recursos externos e a coordenação de empreendimentos de cunho social para diferentes segmentos, tais como conjuntos para idosos, vilas de ofício, moradias para funcionários públicos municipais e planos específicos para famílias de baixa renda.

O Conselho de Administração e de acionistas aprovou por unanimidade o balanço financeiro de 2005. A implementação de uma moderna visão administrativa interada com um amplo controle de gastos gerou uma excelente liquidez contábil. “Estamos com uma série de novidades para o futuro, como a ampliação de nossa sede e a oferta de novos programas habitacionais para a população”, adianta Cotrim.

(16/11/06)
 
 

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