» PREFEITURA SUGERE SOLUÇÕES PARA O TRÁFEGO NA SP-318 PDF Imprimir E-mail



Por determinação do prefeito Newton Lima, a Prefeitura protocolou na Agência Reguladora de Serviços Públicos e Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) um ofício com sugestões para solucionar os problemas de tráfego na SP-318 entre São Carlos e o aeroporto Mário Pereira Lopes, incluindo a região do Varjão. As sugestões apresentadas pelo prefeito são resultado de reuniões realizadas entre técnicos da Prefeitura e da concessionária Autovias, que analisaram as condições técnicas da rodovia que possui entradas e saídas diretamente na faixa de rolamento.

No trecho analisado existem três dispositivos de acesso em desnível: acesso ao Parque Eco-esportivo Damha, Parque Samambaia e outros condomínios; acesso à Universidade Federal de São Carlos, que também permite acesso à empresa Tecumseh do Brasil, bairro Jockey Clube e outros bairros, e também o acesso ao distrito de Água Vermelha. No entanto, no mesmo trecho – entre a rodovia Washington Luís e o aeroporto Mário Pereira Lopes – existem outros empreendimentos industriais, residências e de lazer cujo acesso é feito em nível, o que provoca situações de insegurança aos usuários da rodovia.

“Em seu ofício, o prefeito Newton Lima faz um detalhamento preciso desses pontos e, considerando o Plano Diretor que aponta a região norte do município como eixo de expansão ao desenvolvimento urbano com acréscimo populacional e, conseqüentemente automotivo, impondo à rodovia uma situação de insegurança, são necessárias medidas urgentes neste trecho da SP- 318, que venham eliminar ou reduzir os riscos de acidentes”, explica o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles.

Entre as sugestões apresentadas estão a adequação o mais rápido possível do dispositivo de acesso ao Varjão, enquanto se desenvolve o projeto para o trecho completo; implantação de dispositivo em desnível no acesso aos loteamentos Quinta dos Buritis e Valparaíso I e II, com o fechamento do acesso ao dispositivo do Varjão, e a duplicação da SP-318 no trecho entre a Washington Luís e o dispositivo de acesso à TAM e/ou implantação de marginais no mesmo trecho, dos dois lados da via, permitindo que o fluxo de veículos local transite separadamente do fluxo de passagem da rodovia.

(14/11/06)
 
 

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