» PROCON ORIENTA PARA USO CORRETO DO CARTÃO DE CRÉDITO PDF Imprimir E-mail


O Procon São Carlos, órgão mantido pela Prefeitura, orienta o consumidor no uso do cartão de crédito com o objetivo de evitar alguns problemas, como furto, roubo e clonagem. Confira as dicas:

- Ao assinar a proposta de adesão junto à administradora de cartão, o consumidor deve ler atentamente todas as cláusulas e verificar, também, se o contrato assinado refere-se ao tipo de cartão escolhido. Devem constar a data de vencimento, a anuidade e o índice de reajuste, que variam de cartão para cartão;
- Algumas administradoras cobram juros a partir da data da compra, portanto informe-se antes de usá-los. Outras cobram um valor pré-determinado, a título de taxa de serviço, quando o cartão é usado;
- Para o melhor aproveitamento dos prazos para a quitação da fatura, antes de efetuar suas compras, verifique qual o melhor dia de acordo com a data de vencimento do cartão;
- Não existe preço diferenciado para o pagamento à vista e com cartão; portanto, na insistência do fornecedor, recuse e denuncie;
- O pagamento pode ser feito integralmente na data do vencimento do documento ou rotativo, em que a administradora do cartão estipula um valor mínimo a ser pago no prazo limite da fatura.
- Pode-se, ainda, usar o cartão para parcelar as compras, sendo facultativa a cobrança ou não de juros;
- Antes de optar pela forma de pagamento, avalie as vantagens e desvantagens calculando os juros do período para o saldo devedor, uma vez que eles incidirão sobre o que for financiado;
- Em caso de perda, extravio ou furto, o titular do cartão de crédito, o consumidor deve comunicar a administradora.

Sobre as compras eletrônicas – via internet –, a coordenadora do Procon, Lillia Maria Formigoni, orienta para que se evite o uso de cartão de crédito. “Procure optar pelo boleto bancário e, na impossibilidade, tente vincular o pagamento à entrega do produto ou serviço. Mas, se isto não for possível, informe-se sobre o sistema de segurança oferecido pelo site para evitar problemas”, afirmou Líllia.

É importante saber que o recebimento de cartões de crédito e cartões de afinidade e/ou desconto sem solicitação prévia, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é uma prática abusiva e, portanto, desobriga o cliente a pagar anuidade ou qualquer outro valor. Em casos de dúvidas ou qualquer irregularidade, o consumidor pode se dirigir ao Procon na Rua Dona Alexandrina, nº 1190, Centro, de segunda a sexta, das 9h às 16h, ou entrar em contato pelos telefones 3362-1418 ou 3362-1419.

(03/10/06)

 
 

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