» MENINGITE PDF Imprimir E-mail

Secretaria Estadual de Saúde descarta surto.

Cilmara Garcia.Reunião na Santa Casa.Debate na UFSCar.
CRITÉRIOS USADOS NA PREVENÇÃO E CONTROLE ESTÃO CORRETOS

Um parecer técnico do Ministério da Saúde, uma palestra da diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual de Saúde, e um debate na UFSCar sobre as formas de contágio da meningite com especialistas das áreas de Infectologia, Saúde Coletiva e Vigilância Epidemiológica, aberto à comunidade, apontam que as ações desenvolvidas em São Carlos para a prevenção, combate e o controle dos 27 casos de meningites registrados desde o início do ano no município estão dentro das normas, orientações e critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e sem caracterização de surto de meningites na cidade.

Os eventos direcionados a profissionais da área de saúde, médicos, professores, diretores, pais, alunos e à sociedade em geral demonstraram publicamente que as ações não são isoladas e estão sendo feitas conjuntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e o próprio Ministério da Saúde. Na noite de terça, dia 26, no auditório da Santa Casa de Misericórdia, a diretora-técnica do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual de Saúde, Cilmara Polido Garcia, ministrou a palestra “Meningite: Epidemiologia, Controle, Profilaxia e Tratamento”.

Sobre as medidas de controle da doença adotadas pelo município, Cilmara Garcia disse que a situação imunológica é dinâmica. “Pode ser que amanhã até possamos rever nossa posição, mas até o momento a Secretaria Estadual de Saúde não verifica em São Carlos uma caracterização de surto de meningite. As medidas adotadas até o momento pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica local foram corretas”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, tranqüiliza a população sobre a necessidade ou não da aplicação de vacinas. “A qualquer momento, nós temos disponibilidade de vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) e a decisão será tomada em conjunto entre a Prefeitura, o Estado e o Ministério. Havendo necessidade, ela vai ser feita”, informou.

Um parecer técnico assinado pelo secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, conclui que “embora no momento não se observe uma situação epidêmica que requeira vacinação, é fundamental que a Secretaria de Saúde de São Carlos mantenha o acompanhamento atento da situação no município através do monitoramento dos dados epidemiológicos, em especial a Doença Meningocócica (DM), visando à adoção de medidas imediatas de prevenção e controle”.

No debate realizado na UFSCar, com a presença de três especialistas em áreas de saúde discutindo a situação da meningite, foram reforçadas a manutenção e o encaminhamento das ações de controle da doença pela SMS e a orientação à comunidade. Na avaliação da coordenadora do curso de Medicina da UFSCar, Profª Valéria Vernaschi Lima, “ao abrir um espaço para a comunidade refletir sobre o que estava acontecendo e esclarecer dúvidas sobre meningites, tendo clareza das ações desenvolvidas, conseguimos atingir o objetivo de informar até mesmo os profissionais de educação que estão vivendo o problema com as mães e as crianças e tiveram todos os esclarecimentos sobre uma situação que não é de surto nem de epidemia. A doença está sob controle e apesar da meningite ser uma patologia grave, eu acredito que o município está fazendo tudo o que é possível para proteger a população”.

Diante dos encaminhamentos, orientações e discussões feitas nos três eventos, Dirceu Barbano frisa que a Prefeitura vai promover, ainda, uma intensificação na comunicação e informações sobre a doença para a sociedade, e isso será feito através da confecção de um folheto informativo sobre meningites que será distribuído para a população e disponibilizado no site da Prefeitura. Barbano considera também esgotada a necessidade de discussões políticas sobre meningites que vinham sendo propostas por alguns vereadores.

(27/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos