» PALESTRAS SOBRE AVICULTURA SÃO ATRAÇÕES NA FEIPECUS PDF Imprimir E-mail

Dando continuidade ao Congresso Técnico, a Feira Internacional de Pecuária, Avicultura, Pesquisa e Tecnologia de São Carlos (Feipecus) promoveu na quarta, dia 13, duas palestras sobre avicultura. A primeira teve como tema o “Panorama Mundial da Influenza Aviária” e a segunda, o “Manejo na Avicultura de Corte”.

A palestra “O Panorama Mundial da Influenza Aviária”, ministrada pelos pesquisadores do Instituto de Patologia Avícola de Descalvado, Guilherme Machado de Castro e Renato Luís Luciano, abordou o atual estágio da doença no mundo, os motivos de sua disseminação e as formas de contágio pelos indivíduos. Segundo Guilherme de Castro, o Brasil não deve se preocupar com a gripe aviária, pelo menos em curto prazo, porque apresenta condições que não favorecem a entrada do vírus.

“Uma dessas condições é o clima tropical, já que o vírus é extremamente sensível e morre facilmente sob essa circunstância. A outra é que estamos fora da rota dos patos selvagens, os grandes disseminadores da doença”, salienta. Castro explica que o que nos distancia ainda mais de possíveis contágios refere-se ao fato de a avicultura brasileira ser hoje considerada a melhor do mundo do ponto de vista sanitário e zootécnico. “As empresas brasileiras vêm trabalhando há muito tempo na prevenção da gripe aviária”, afirmou Guilherme.

Como forma de complementar o conteúdo sobre a gripe aviária, a palestra “Manejo na Avicultura de Corte”, ministrada pelo técnico de avicultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Marcio Genari Severino, abordou as principais questões de manuseio de aves, o manejo alternativo, a otimização da relação custo/benefício, e as técnicas sanitárias necessárias para evitar a disseminação de doenças.

Segundo Genari, a realização de palestras em eventos como a Feipecus é muito importante, pois difunde para os profissionais da área e também para o público leigo, assuntos relacionados à avicultura e à agropecuária em geral. “É muito importante que as pessoas aprimorem seus conhecimentos sobre esse tema, pois somente em nossa região são criadas aproximadamente trinta milhões de aves por mês. E a palestra é uma forma de difundir um pouco mais essa atividade”, conclui.

Já no sábado, os ovinos serão tema de palestras. A Feipecus promoverá no sábado, dia 16, duas palestras sobre a criação de ovinos. Às 10h, será abordado o tema “Manejo para Criação Comercial de Ovinos”, com o consultor agropecuário e médico veterinário Pedro Victorino Freitas da Costa. Às 15h, haverá a palestra “Controle de Doenças e Verminoses em Ovinos, associadas em diferentes estações do ano", ministrada pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, Paulo Francisco Rodrigues. As palestras são gratuitas e abertas à população.

(14/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos