» FEIPECUS PROMOVE WORKSHOP SOBRE AGROENERGIA PDF Imprimir E-mail
» FEIPECUS PROMOVE WORKSHOP SOBRE AGROENERGIA
A Feira Internacional de Pecuária, Avicultura, Pesquisa e Tecnologia de São Carlos (Feipecus), uma realização da Prefeitura e da Associação Pró Exposição, promove nesta sexta, dia 15, às 14h, o workshop “Agroenergia: estratégias e ações”, coordenado pela Prefeitura, Embrapa e Petrobras. Uma das presenças mais esperadas para o evento é a do pesquisador norte-americano Stephen W. Fitzpatrick, da empresa Biofine Renewables LLC, que domina todo o processo de conversão de celulose para combustíveis.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Álvaro Macedo, o workshop poderá ser um dos principais momentos da Feipecus 2006, pois a questão da energia renovável e as oportunidades existentes no âmbito internacional colocam o Brasil em posição de destaque. “Somos liderança mundial na produção de etanol para uso como combustível em veículos e estamos entrando na agenda da produção do biodiesel. Nos dois casos, a produção origina-se de culturas agrícolas, como a cana-de-açúcar e as plantas oleaginosas. Portanto, podemos inserir a questão da produção agrícola em um patamar diferenciado, muito além da geração de alimento, que por si só tem sua relevância”, opina.

Macedo afirma que debates sobre o assunto são de extrema importância, pois podem nos assegurar novo avanço no que se refere ao devido aproveitamento da biomassa de outras culturas e de resíduos agrícolas, como o uso mais nobre do bagaço de cana, antes do uso para queima nas caldeiras das usinas. “Outro ponto importante do workshop será a discussão sobre o Plano Nacional de Agroenergia, que abrangerá temas como a agenda de investimentos em Ciência e Tecnologia, as oportunidades de negócios e o desenvolvimento dessa nova cadeia produtiva vinculada ao agronegócio”, ressalta.

Ele explica que também serão apresentados dados recentes da nova tecnologia da Petrobras, o H Bio, que permitirá o uso direto de óleos vegetais na produção de combustíveis, em um sistema de mistura com o petróleo. “Poderão participar do workshop produtores rurais, empresários da cadeia sucroalcooleira e da produção de óleos vegetais, empreendedores e pesquisadores interessados no tema, estudantes de graduação e pós-graduação, lideranças políticas e empresariais, e a população em geral, pois se trata de tema portador de futuro e que poderá causar forte impacto no país e na região”, finaliza.

(14/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos