» ALUNOS ASSENTAM AZULEJOS EM AULA PRÁTICA PDF Imprimir E-mail

Aluna recebendo instruções.
Djalma Walter, da Aspacer. Já cumprindo o período de aulas práticas, o curso de Assentador de Revestimento Cerâmico, promovido pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) em parceria com a Progresso e Habitação de São Carlos (Prohab), empresa mista da Prefeitura, está propiciando uma reforma nas instalações do Asilo Cantinho Fraterno e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Carlos (APAE). Divididos em 5 turmas, os 100 alunos do curso continuam tendo as aulas teóricas ministradas no campus I da Fundação Educacional São Carlos (FESC).

As edificações do asilo e da APAE estão recebendo revestimento de pisos cerâmicos, com materiais de primeira qualidade e mão-de-obra sem qualquer custo. Estão sendo colocados 8 m² de piso nas duas instituições, utilizando argamassa e rejunte. Fornecidos pela Aspacer, os materiais são os mais modernos e eficazes do setor cerâmico. No asilo, está sendo colocado um produto antiderrapante para oferecer maior segurança no deslocamento dos idosos.

Os aprendizes estão tendo a oportunidade de testar o conhecimento adquirido e aprender outros serviços de forma prática, como aplicar o correto assentamento das placas, cortes simples e especiais com mesa de corte ou máquina elétrica (serra mármore), alinhamento, nivelamento, procedimento de uso e preparação de placas cerâmicas da linha vermelha (via seca) e atomizada, massa branca (via úmida) antes de seu assentamento, tempo de cura, rejuntamento e o acabamento final através da limpeza das placas. “É importante esclarecer que todos os trabalhos são acompanhados por instrutores do Senai e um corpo de engenheiros da Aspacer, com a função de eliminar qualquer erro operacional”, informa o diretor da Prohab.

Parceiros
Denominado de “Construindo e Reconstruindo”, o programa também tem a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, da Caixa Econômica Federal (CEF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de São Carlos (AEAASC), da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac) e do Sindicato da Construção Civil.

“Esta forma de integração é bastante interessante, pois cria um novo mercado de trabalho, gera renda, estimula a economia da cidade e colabora com instituições sem fins lucrativos”, elogia Eduardo Cotrim. Para ilustrar as aulas, a Indústria de Argamassa fornece as placas de revestimento; a Indústria de Ferramentas Bosch, as ferramentas de corte, elétricas (serra mármore e removedor de rejunte, furadeira de impacto, rompedores, martelo, e instrumentos a laser); e a Irwin Industrial – Ferramentas do Brasil, ferramentas mecânicas para marcar e cortar as placas cerâmicas, brocas, discos de corte e a novidade do mercado, que são os equipamentos modernos a laser, como trena, prumo e nível.

A 77 Seg – Trabalho com Segurança demonstra os equipamentos de segurança pessoal, como luvas, calçados, capacetes, máscara antipó (silicose), óculos de proteção, protetor auricular (anti-ruído) e outros. Os alunos estão aprendendo noções de cerâmica, argamassa, rejunte, ferramentais elétricos e mecânicos, utilizando equipamentos de última geração a laser.

Mercado de trabalho
Ao final deste curso, os formandos serão automaticamente cadastrados pela Acomac, com o intuito de as lojas venderem os revestimentos cerâmicos e indicarem os profissionais inseridos nesta lista para o assentamento. De característica empreendedora, os alunos estão tendo uma noção geral de como abrir uma firma de prestação de serviços, reforçando a importância de registrar uma empresa na legalidade, evitando assim, a ação de inescrupulosos que cobram altas taxas para forneceram notas fiscais.

“É muito importante destacar o apoio que recebemos da Prefeitura de São Carlos, onde percebemos a preocupação do prefeito Newton Lima Neto em aumentar as oportunidades de emprego e propor uma melhor distribuição de renda”, comentou o Relações Institucionais da Aspacer, Djalma Walter, durante a aula inaugural. A Prohab informa que o processo de inscrição para a próxima turma deverá ser aberto no final do ano. Para outras informações, os interessados poderão se dirigir à sede da Prohab (rua São Joaquim, 958, Centro, das 8h às 17h) ou entrar em contato pelo telefone 3371-2119 ou pelo endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

(05/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos