» VIGILÂNCIA ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE CASOS DE VIROSES PDF Imprimir E-mail


A divulgação pela imprensa nos últimos dias sobre o surto de viroses em alguns Estados do Brasil, principalmente a causada pelo rotavírus, tem causado preocupação para a população de São Carlos, mas a Vigilância Epidemiológica de São Carlos esclarece que não dá para afirmar que toda diarréia seja causada por rotavírus. Segundo a Vigilância, nesta semana foram realizados cerca de 30 atendimentos com sintomas de viroses na Santa Casa de São Carlos. Há também os casos esporádicos e dispersos de diarréia em virtude da época ter maior predominância de tempo seco e favorecer a disseminação não só de uma série de doenças respiratórias, mas de outras que acabam culminando em diarréias de uma maneira geral.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Edel Zóia, tranqüiliza a população ao afirmar que “não há registro de situação de surto de viroses, existem casos isolados em unidades de saúde e os que foram registrados nesta semana. O importante não é saber a diferença entre o que é uma virose com diarréia e uma virose causada pelo rotavírus. É preciso estar atento quando a criança apresentar febre e diarréia. Os pais devem procurar orientação médica o mais rápido possível, evitando os casos graves que chegam a quadros de desidratação e complicações maiores”.

Edel explica ainda que “é preciso fazer exame específico para se identificar se uma diarréia é causada por rotavírus. O diagnóstico é feito pelo médico baseado em sinais e sintomas gerais que caracterizam um quadro de virose e não especificamente por rotavírus”. Os principais sintomas das viroses são febre, vômitos constantes entre 15 e 20 vezes ao dia, diarréia, perda de apetite e desidratação. Recomenda-se tomar bastante líquido.

A prevenção é muito importante porque, além das crianças, as viroses podem afetar os adultos. Evitar o contato direto com o doente é uma das maneiras de impedir a transmissão do vírus. É importante lavar as mãos logo após a utilização do banheiro ou antes de se alimentar. Deve-se tomar cuidado também lavando as verduras e os legumes, tomando água filtrada ou fervida, ferver bem o leite antes de beber. Deve-se promover ainda a limpeza de ambientes utilizando água ou panos úmidos para evitar a disseminação de poeira.

Rotavirose
A rotavirose é uma doença que provoca eliminação freqüente de fezes líquidas e abundantes que pode levar à morte, caso não seja tratada a tempo. A doença é transmitida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados. Os sintomas normalmente são diarréia, vômito, náusea e febre alta. O ciclo do vírus dura de três a oito dias, período no qual os sintomas da doença estão presentes.

Nos idosos, os sintomas são diferentes. O primeiro sinal pode ser a confusão mental, mas em todos os casos é preciso reidratar e procurar um médico porque nem sempre todos os sintomas aparecem juntos, podendo ser confundidos com outras doenças, como infecções intestinais ou alimentares. No período de estiagem, a população deve redobrar os cuidados com a hidratação, alimentação, higiene, subsidiando positivamente o organismo para responder a uma eventual contaminação por vírus.

Apesar de não existir estudos que comprovem o aumento dos casos de rotavirose no inverno, a doença é mais comum nesta época do ano. Com a seca, a presença de bactérias e vírus no ar é maior, aumentando a incidência de certas doenças. Se essa poeira entra em contato com o alimento e a pessoa o ingere sem lavar direito, corre o risco de se contaminar não só com rotavirose, mas ter outros problemas.

A boa notícia é que, desde 6 de março, as crianças de até quatro meses podem ser imunizadas contra a doença. A partir desta data, uma vacina passou a fazer parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. A primeira vacina deve ser administrada aos dois meses com tolerância máxima de com 14 semanas. Aos quatro meses, é a vez da segunda vacina. A tolerância é até 24 semanas. Elas podem ser encontradas em qualquer unidade de saúde do município.

(01/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos