» MORADORES DO GONZAGA PARTICIPAM DE ATIVIDADES FÍSICAS NA ECO PDF Imprimir E-mail



Um grupo de 16 pessoas, moradoras do Jardim Gonzaga e região, está participando de atividades físicas desenvolvidas na Estação Comunitária do bairro (ECO), sempre nas tardes de quarta. Além da aula de ginástica estão acontecendo passeios e caminhadas. Hoje, participam 13 mulheres e 3 homens, mas o grupo está aberto para a comunidade. “A proposta partiu delas, para dar continuidade a uma atividade física que já vinha sendo desenvolvida dentro do Habitar Brasil/BID. O novo professor é da Secretaria de Esportes e Lazer e tem um perfil para desenvolver as atividades. O espaço aqui é para que eles se conheçam como pessoa e se identifiquem com as atividades”, explicou a assistente social Raquel Rosana de Souza.

Na semana passada, durante um passeio à Pista de Saúde da Universidade Federal de São Carlos, dona Josefa Luíza de Carvalho, de 58 anos, estava lá. “Estou participando da ginástica e adorei a oportunidade de vir aqui. Adorei conhecer a pista de saúde, eu nunca estive nesse lugar, quero voltar outras vezes”, garantiu a dona-de-casa. Dona Adalgiza Francisca da Silva, de 66 anos, também faz parte do grupo. “Freqüento e gosto muito. Eu ficava sozinha em casa e agora estou mais feliz e me sentindo melhor. Me divirto muito com minhas amigas, todo mundo devia participar”.

A idéia de aliar os passeios e caminhadas à ginástica foi bem-aceita pelo orientador físico Ricardo Sinhorelli Colombo. “Acredito que o mais importante é o convívio das pessoas, a integração social. Estamos podendo agregar outros valores que são importantes pra eles. Temos que incentivar o convívio, a atividade física, os passeios”, disse o professor de educação física. O mais novo integrante do grupo é Rubens Mota. “Uma vizinha do bairro Monte Carlo me convidou e eu vim. Estou com alguns probleminhas de saúde e quero fazer uma atividade física pra ficar melhor”, falou o aposentado de 47 anos.

Estação Comunitária
A ECO, que engloba uma Unidade da Saúde da Família (USF), um centro comunitário e uma quadra de esportes, faz parte do Programa Habitar Brasil/BID e foi inaugurada pelo prefeito Newton Lima em dezembro do ano passado. No Programa Habitar Brasil/BID, foram investidos mais de 9,2 milhões de reais com recursos do Orçamento Geral da União e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do município.

O programa, que foi reestruturado e começou a ser posto em prática em 2001, na primeira gestão do prefeito Newton Lima, também envolve ações integradas de trabalho social e comunitário, cursos profissionalizantes, geração de trabalho e renda. Após a conclusão das obras, o Habitar Brasil/BID terá beneficiado 500 famílias diretamente e cerca de cinco mil pessoas indiretamente.

(25/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos