» REUNIÃO DEBATE REVITALIZAÇÃO DO QUADRILÁTERO HISTÓRICO PDF Imprimir E-mail

Em uma nova reunião realizada na Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), com a participação de comerciantes da rua General Osório, desde o calçadão até a rua Riachuelo, e dos secretários municipais Ricardo Martucci (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Ricardo Meirelles (Transporte, Trânsito e Vias Públicas) e Flávio Micheloni (Obras e Serviços Públicos), a Prefeitura avançou ainda mais nas discussões do projeto de revitalização do quadrilátero histórico comercial de São Carlos e estabeleceu uma mesma linguagem de interação no que diz respeito às diretrizes das propostas.

Na reunião, a Prefeitura, em conjunto com o presidente da Acisc, Marcos Martinelli, o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP, Renato Anelli, e os arquitetos Gustavo Partezani e Marco Aurélio Garcia, da URB2 Arquitetos, empresa que tem participado de importantes projetos de revitalização, a exemplo do centro histórico de São Paulo e também de Campinas, apresentou um diagnóstico da área que abrange o quadrilátero histórico comercial, criando, dentro dele um trajeto denominado de passeio urbano, passando pelas Praças Pedro de Toledo, Voluntários da Pátria e Maria Apparecida Rezitano (Praça do Mercado), seguindo pelas ruas Geminiano Costa e General Osório até a Riachuelo e culminando na praça em frente à Estação Cultura.

No espaço como um todo, foram diagnosticados os problemas de interface entre as atividades de lazer, comércio e serviços, bem como de transporte público, sistema viário e atividades de pedestres, um dos pontos altos do projeto. Com base nesse diagnóstico, o primeiro projeto de revitalização será executado na rua General Osório em conjunto com o projeto de revitalização do Mercado Municipal, já iniciado.

“Dividimos a revitalização da rua General Osório em quatro áreas, sendo dois quarteirões do calçadão, um quarteirão em frente à Igreja São Benedito, que terá um tratamento diferenciando, dois quarteirões entre a José Bonifácio e a Riachuelo, e a quarta área sob o viaduto 4 de Novembro. Essas quatro áreas, embora tenham uma linguagem única para o tratamento da rua General Osório, têm especificidades diferenciadas. Por isso, pelo diagnóstico que fizemos, os dois quarteirões da General que atualmente abrigam o calçadão passarão por uma reestruturação técnica e paisagística, e muito provavelmente este não será aberto”, explica Ricardo Martucci.

Segundo o secretário, o segundo projeto de revitalização vai integrar a Praça da Igreja São Benedito à rua General Osório. Hoje, o trecho está dissociado. A recuperação viária, paisagística e das fachadas dos edifícios históricos, que abrigam empreendimentos comerciais entre a avenida São Carlos e a Riachuelo, será realizada no terceiro projeto. “O quarto projeto é um bolsão de estacionamento que pretendemos fazer sob o viaduto 4 de Novembro, onde também iremos implantar uma passagem de nível segura pela ferrovia, além de oferecer um tratamento paisagístico mais adequado e seguro para a travessia de pedestres na linha férrea”, ressalta Martucci.

As reuniões entre os comerciantes, os técnicos e a Prefeitura aproximam os envolvidos, aumentando e socializando um repertório técnico e cultural coletivo, possibilitando a criação de parâmetros para enxergar a cidade revitalizada. Além disso, diretrizes em comum acordo que norteiam os projetos técnicos. O próximo passo é elaborar toda a parte orçamentária para que Acisc e Prefeitura dimensionem suas participações.

“O prefeito Newton Lima está empenhado em que o projeto de revitalização do quadrilátero histórico comercial de São Carlos esteja na programação dos festejos dos 150 anos de São Carlos. É bom lembrar que várias obras para revitalizar o centro comercial de São Carlos já foram realizadas. Podemos citar a Praça do Comércio, Praça dos Voluntários e Praça Maria Apparecida Rezitano. A Prefeitura também executou a primeira etapa das obras de combate às enchentes na região do Mercado e iniciou, dia 17, a segunda etapa das obras, no trecho entre as ruas José Bonifácio e Comendador Alfredo Maffei”, concluiu Martucci.

(23/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos