» ESCOLAS REALIZAM FESTAS DO FOLCLORE E DA FAMÍLIA PDF Imprimir E-mail



No final de semana, algumas unidades educacionais da rede municipal de ensino de realizaram as festas do Folclore - comemorado no dia 22 de agosto -e da Família. Essa última, seguindo orientação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, vem sendo realizada no lugar das comemorações dos dias dos pais e das mães. O motivo é o grande número de crianças que fazem parte de famílias com formato diferente do tradicional pai, mãe e filhos na mesma casa.

Conforme dados da Secretaria de Educação e Cultura, entre 5% e 20% das crianças, dependendo da escola ou creche, moram com avós, com tios, com a mãe biológica e com o padrasto, e isso poderia fazer com que alguns se sentissem incomodados ao prepararem presentes para o dia dos pais ou das mães, porque moram com apenas um deles ou com tios ou avós.

A festa da Família foi realizada nas creches “Amélia Botta” (São Carlos V), “Maria Consuelo Brandão Tolentino” (Antenor Garcia), e nas EMEIs “Octávio de Moura” (Jardim Cruzeiro do Sul) e “João Jorge Marmoratto” (Vila Isabel). As EMEBs Afonso Fioca Vitali (Caic), no bairro Cidade Aracy, e Dalila Galli, no Jockey Clube, reuniram seus alunos e a comunidade para a festa do Folclore, cujo objetivo é resgatar as tradições regionais do nosso país.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, e a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Alessandra Marques Cunha, foram recebidas pela diretora e pela assistente de direção do Caic, Marlene Aparecida Gagliardi e Luciana Santacatarina Moreira, onde acompanharam a festa do Folclore. Para que a festa do Folclore pudesse ser realizada com sucesso, os 1.400 alunos da unidade foram estimulados a participar da confecção de trabalhos como mapas, maquetes e outros, enfatizando as manifestações populares de todas as regiões do Brasil.

O evento começou com uma gincana envolvendo os alunos e seus familiares. Houve também exposição de trabalhos em painéis, apresentação de dança, grupo de congada, boi bumbá, boi de Parintins, dança do pezinho, capoeira com o grupo Iorubá, e folia de reis com o grupo Mensageiros do Oriente, do bairro Cidade Aracy.

Géria Montanari salientou a importância da festa do Folclore, destacando que se trata do resgate das tradições populares. “Com a realização de festas como essa nós estamos promovendo a educação além da sala de aula. Prova disso são as festas juninas que realizamos neste ano onde procuramos passar aos alunos e à comunidade os conceitos de valorização da cultura popular brasileira”, ressaltou.

(23/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos