» ANEMIA FALCIFORME: FINALIZADO RESULTADO DE CAMPANHA PDF Imprimir E-mail



Por meio da Secretaria de Saúde e apoio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, a Prefeitura de São Carlos e a APAE de São Paulo apresentam na manhã desta quarta, dia 23, na sala de reuniões do Centro Municipal de Especialidades (CEME - rua Amadeu Amaral, 555, Vila Isabel), os números finais da campanha para a detecção de anemia falciforme realizada em todas as unidades de saúde de São Carlos, no período de 25 de maio a 2 de junho deste ano.

A campanha teve como público alvo a população em geral, de qualquer raça, a partir dos 5 anos de idade, já que o exame passou a ser obrigatório em julho de 2001 no teste do pezinho. O sangue colhido foi enviado para análise na APAE em São Paulo e os resultados apontaram o número de pessoas triadas, portadores de traço e doentes falciformes. Nos casos positivos, o portador da doença será encaminhado para tratamento; e em casos de traço falciforme, para orientação genética, com um trabalho de acompanhamento não só do portador do traço, mas também de toda a família: pais, irmãos e primos.

Para esta orientação de coleta de novos exames junto aos membros da família dos portadores de traço, haverá também uma palestra da bioquímica responsável pelo Laboratório do Serviço de Referência em Triagem Neonatal da APAE de São Paulo, Sônia Marchezi Hadachi, graduada em Bioqímica e Homeopatia e formação em pesquisa clínica. O tema da palestra será “Diagnóstico das Doenças Falciformes e Demais Hemoglobinopatias” e está direcionada a supervisores e toda a equipe de saúde que esteve envolvida na campanha da hemoglobinopatia.

Anemia falciforme
É uma doença hereditária e fácil de ser diagnosticada. Um simples exame de sangue e o teste do pezinho podem ajudar a evitar muitos problemas. Mais comum entre os afro-descendentes, a anemia falciforme causa muito sofrimento se não for descoberta. O doente falciforme precisa herdar as alterações genéticas sanguíneas do pai e da mãe. Quando herda de apenas um deles, a pessoa possui o que os médicos chamam de traço falcifórmico, ou seja, não há complicações, mas os problemas podem ser repassados aos filhos.

Os principais sintomas da anemia falciforme são palidez, olhos amarelados, baixa estatura, cansaço, baixa resistência em atividades físicas e dores pelo corpo. Quem apresenta os sintomas precisa, além das vacinas do calendário, ser imunizado contra a hepatite B, pneumococos e meningite C.

(23/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos