» CENTRAL DE COMUNICAÇÃO DO SAMU ENTRA EM OPERAÇÃO PDF Imprimir E-mail


Na sexta, dia 18, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) colocou em operação a central de comutação (gravação) de voz. Todas as etapas de conversação entre o médico regulador, a telefonista e a equipe da ambulância via rádio, até o final da operação de remoção do paciente, são gravadas para apurar eventuais falhas e aprimorar o atendimento. Todos os funcionários do SAMU fizeram um treinamento técnico para conhecer a operacionalização do equipamento, que tem software de identificação de toda a dinâmica de atendimento, assim que toca o telefone 192. O equipamento custou R$ 60 mil, com recursos destinados pelo Ministério da Saúde.

A estação de gravação Sony possui oito fitas digitais acopladas a um gravador inteligente com capacidade para armazenar até seis gigabytes de áudio, recursos suficientes para 30 dias de gravações, 24 horas por dia. O equipamento possui também identificação de ligações por bina para identificar os trotes sofridos nas solicitações de atendimento, contando ainda com dois no-breaks que garantem o funcionamento do equipamento em caso de falta de energia elétrica. A central deve aperfeiçoar ainda mais o sistema de comunicação da equipe de socorristas, servindo inclusive como instrumento de avaliação e defesa do serviço, histórico de paciente, além da regulação dos atendimentos.

(21/08/06)

 
 

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