» MULHERES DESEMPREGADAS PARTICIPAM DE CURSO DE PANIFICAÇÃO PDF Imprimir E-mail



Um grupo de mulheres desempregadas da região do Cidade Aracy participou nesta semana de mais um módulo do curso de panificação oferecido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Cidadania e Assistência Social, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Agricultura e Abastecimento. Em um primeiro módulo, as nove mulheres, que pretendem formar uma cooperativa de panificação em São Carlos, receberam as orientações para boas práticas de fabricação. Nessa semana, tiveram aulas práticas. No total da parceria com o Senai de Campinas estão previstas 100 horas/aula divididas em cinco diferentes etapas.

“Há mais de um ano começamos esse trabalho com o grupo. Agora estamos na parte prática do curso, e elas ainda vão aprender a fazer pães especiais e terão um módulo sobre confeitaria”, explicou Itamar Portiolli de Oliveira, monitor de Empreeendedorismo do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Prefeitura. Uma das professoras do Senai atestou a qualidade do trabalho das futuras cooperadas. “Eu ensinei como trabalhar na padaria, e elas aprenderam a fazer pães salgados e doces de diversos tipos. Se elas quiserem podem fazer tranqüilamente, pois já estão capacitadas”, garantiu a professora Denise Aparecida da Silva.

Uma das futuras cooperadas explicou como surgiu o grupo. “Somos todas da mesma comunidade, do bairro Cidade Aracy, e por conta do desemprego, como estamos todas fora do mercado de trabalho, nós queremos poder gerar renda e ajudar a parte financeira em casa. Nós contamos com a ajuda do Padre Ronaldo e depois da Rose, secretária de Cidadania, aí começaram os cursos”, disse Maria Madalena Antunes. “Já atendemos encomendas e se alguém estiver interessado é só fazer um contato conosco pelo telefone 3366-1448. Nossa expectativa agora é pela inauguração da padaria. Queremos colocar a mão na massa mesmo”, garantiu a futura cooperada Maria de Lurdes Gomes Fernandes.

Para as mulheres da cooperativa e também para a população em geral, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra, tem uma ótima notícia: a previsão da Prefeitura é inaugurar, nos próximos 60 dias, a padaria e demais instalações da Central de Abastecimento Popular, como o supermercado e a unidade de processamento da agricultura familiar.

(11/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos