» MERCOCIDADES ORGANIZA CURSO SOBRE INTEGRAÇÃO REGIONAL PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Executiva de Mercocidades realizará em Santo André (SP), nos dias 10, 11 e 12 de agosto, o Seminário Internacional “Mercosul: Uma perspectiva dos governos locais e da sociedade civil”, promovido pela Prefeitura de Santo André e pelo Programa Mercosul Social e Solidário, com o apoio do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (Semasa). São Carlos, como uma das cidades participantes de Mercocidades, enviou representante ao evento.

Um dos destaques do seminário é o lançamento do curso à distância “Integração Regional, Governos Locais e Sociedade Civil”, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec), em parceria com a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Inicialmente, haverá 45 vagas, destinadas a representantes de cidades integrantes de Mercocidades. O curso terá duração de três meses e servirá para capacitar os gestores municipais no desenvolvimento de ações locais relacionadas ao fortalecimento do bloco econômico sul-americano.

Além do pontapé inicial no curso, o seminário contará também com quatro mesas de discussão, nas quais especialistas brasileiros e estrangeiros debaterão temas como os “Desafios do Mercosul”, “Poder Local e Mercosul” e “Sociedade Civil e Mercosul”. Acontecerão em Santo André ainda, paralelamente, um debate sobre Resíduos Sólidos, organizado pela Unidade Temática Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mercocidades, e o Seminário “Gênero nas Redes Públicas, homens e mulheres construindo a equidade de gênero”, organizado pela Unidade Temática Gênero e Município.

O seminário internacional terá entrada franca e ocorrerá no Teatro Municipal de Santo André e no Plenário da Câmara Municipal de Santo André, localizados na Praça IV Centenário s/n, Centro. O objetivo do seminário é funcionar como um espaço abrangente de debate sobre o papel dos governos locais no processo de integração regional do Mercosul, contando com a participação de gestores públicos e de representantes dos governos nacionais do Mercosul, e também de universidades, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e movimentos sociais.

O seminário integra as ações promovidas por Mercocidades, da qual a última reunião do Conselho, realizada em Córdoba no mês de julho, reiterou a decisão de promover uma agenda política, social, econômica e cultural, em conjunto com a sociedade civil, aprofundando uma agenda concreta de integração, fundamentalmente através das Unidades Temáticas. Criada em 1995, Mercocidades se constitui como a principal rede de municípios do Mercosul, e vem desenvolvendo um papel de destaque no processo de integração dos governos locais da região. Reúne 161 municípios da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, além de Bolívia, Chile e Peru, nos quais residem ao todo mais de 75 milhões de pessoas.

Atualmente, a Secretaria Executiva da Rede é exercida pelo município de Santo André (Brasil). Durante o período de 2004-2005 foi Buenos Aires que assumiu tal responsabilidade, e no próximo ano de 2007 será a cidade de Morón, também na Argentina, que desempenhará esse papel, assumindo tal função durante a XII Cúpula de Mercocidades, que organizará de 29 de novembro a 1° de dezembro.

(10/08/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos