» PREFEITURA INAUGURA SEGUNDA ESCOLA DO FUTURO NO GRANDE CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail

Prefeitura inaugura a sétima unidade.



CIDADE ARACY CONTA COM DUAS UNIDADES DA ESCOLA DO FUTURO

No final da tarde de segunda, dia 7, cerca de mil crianças e seus pais, professores, funcionários e representantes de várias secretarias municipais acompanharam a inauguração da Escola do Futuro anexa à Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) “Afonso Fioca Vitali” (Caic), no Cidade Aracy. Presidida pelo prefeito Newton Lima, a solenidade começou com a apresentação de uma peça teatral na quadra da escola. O hino de São Carlos foi cantado por um grupo de alunos que usou Libras – linguagem de sinais –, resultado de um projeto de inclusão de pessoas com deficiência auditiva desenvolvido na EMEB.

Também participaram da cerimônia a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, a coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) de São Carlos, Lourdes Moraes, e a representante da Câmara Municipal, vereadora Silvana Donatti. “A proposta da Escola do Futuro, além de ser uma biblioteca, é ser um centro de informação não mais somente no papel, portanto, temos que desenvolver outros suportes, como a inclusão digital”, disse a coordenadora do SIBI.

Geria Montanari explicou que as Escolas do Futuro têm ações que ultrapassam os muros da EMEB. “Esse espaço está disponível para a comunidade. Tem uma porta para dentro da escola e outra aberta para os vizinhos, as famílias, os moradores dos bairros no entorno das EMEBs. E não apenas para que usem os equipamentos e serviços disponíveis, mas também para que participem com opiniões e na gestão desse espaço educativo privilegiado”. A filha do senhor Afonso Fioca Vitali, professora Yacy Vitali Torkomian, também participou da inauguração. “Meu pai adorava ler. Amava os livros. Por isso a Escola do Futuro aqui na escola do Cidade Aracy nos deixa muito felizes”, afirmou.

“A educação é um instrumento de construção da cidadania e do futuro das nossas crianças, e depende de ações concretas: investir para dar acesso à leitura adequada e aos novos recursos de informação, com qualidade. Em São Carlos, temos feito isso graças à ajuda do governo federal porque nossa cidade não teria condições de construir as Escolas do Futuro sem os recursos do FNDE, sem o programa Pró-Info do MEC, para citar apenas dois. A inauguração da Escola do Futuro aqui é um exemplo concreto nessa direção”, declarou o prefeito Newton Lima.

Funcionamento
As Escolas do Futuro são formadas por salas multiuso para vídeo e oficinas, sala de informática, computadores ligados à internet, jornais, revistas, além de uma biblioteca convencional com literatura infantil, juvenil e geral. O projeto desenvolvido pela Prefeitura previu a instalação de uma Escola do Futuro ao lado de cada Escola Municipal de Educação Básica (EMEB). Com a abertura dessa Escola do Futuro, fica faltando inaugurar apenas mais uma, a da EMEB “Maria Ermantina Tarpani Carvalho”, programada para acontecer ainda este mês.

(08/08/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos